Liana Cirne comemora admissibilidade de um agravo regimental de sua autoria

A vereadora Liana Cirne (PT) celebrou, durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (28), a notícia divulgada domingo, dia 27, que foi a admissibilidade do agravo regimental sobre a decisão do ministro do supremo tribunal Federal (STF). Kassio Nunes, que determinava o arquivamento de representação criminal contra o ex-presidente Bolsonaro. “Foi com alegria que tomei conhecimento dessa decisão e que foi divulgada pela Jovem Pan”, disse.

A representação criminal alegava  que o ex-presidente tinha cometido crime de incentivo ao terrorismo, baseada numa live que ele realizou em junho do ano passado,  em que dizia ao seu eleitorado que a única decisão aceita, nas eleições, seria sua vitória. “Na live, ele dizia aos seus eleitores que se o resultado fosse diferente disso, já sabiam o que fazer. Eu fui a primeira a identificar que houve uma propagação do terrorismo, por parte de Bolsonaro”, disse Liana Cirne.

“Em primeiro de setembro, o plenário do Supremo Tribunal Federal vai iniciar a votação em plenário sobre o crime. Esperamos que o crime de terrorismo seja reconhecido pelo STF, garantindo assim a liberdade e a democracia”, acrescentou a parlamentar. Ela é jurista e explicou que a legislação que versa sobre o crime comum é diferente do crime de terrorismo, pois a incitação já configura crime. “Na live, ele incentivava os seus eleitores ao ódio e praticar crime eleitoral, pois dizia que as urnas não eram confiáveis”.

Segundo a vereadora, após a live passaram a ocorrer diversos atos de violência no país. “A primeira ocorrência foi o assassinato de Marcelo Arruda, no Paraná, no dia do seu aniversário”, lembrou a parlamentar. O crime ocorreu no dia 9 de julho de 2022, a vítima era guarda municipal e tesoureiro do Partido dos Trabalhadores e foi assassinado por Jorge José da Rocha Guaranho, agente penitenciário federal e apoiador de Jair Bolsonaro.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.



Em 28.08.2023.