Liana Cirne festeja Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

A vereadora Liana Cirne (PT) destacou o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, comemorado nesta terça-feira (29), e que tem como principal objetivo o combate à lesbofobia, ou seja, o preconceito contra mulheres lésbicas. “São 27 anos desde que se celebrou a data pela primeira vez no Brasil. Trago este tema à tribuna porque quando as mulheres pedem visibilidade é porque essa negação tem sido causa de muitas violências”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife.

A parlamentar aproveitou para manifestar  solidariedade às deputadas estaduais que foram vítimas de lesbofobia este mês. Liana Cirne lembrou dois casos que ocorreram no Rio Janeiro e em Minas Gerais. “Uma deputada e sua filha de três anos foram ameaçadas de morte, em Minas Gerais. Lesbofobia é um crime ignóbil. Aqui, em Pernambuco, a deputada Rosa Amorim recebeu uma ameaça de estupro corretivo. Quero dizer que a polícia está investigando e vai encontrar os agressores que fizeram essa ameaça, para que sejam exemplarmente punidos. O homem que estupra é incapaz de amar”, disse.

Liana Cirne acrescentou que tem esperança de poder celebrar o Dia da Visibilidade Lésbica, no futuro, com “mais justiça de gênero e respeito à diversidade”. Ela lembrou que mulheres se amam e “e isso é algo que devemos respeitar”. A vereadora disse, ainda, que “o amor entre mulheres é uma realidade desde os primórdios da história. E isso acontece também na natureza. Negar o amor entre as mulheres é negar a dignidade humana das mulheres lésbicas. Muitas lésbicas tiveram que mascarar seus casamentos por décadas, como relação de irmandade. E isso também é uma espécie de violência porque quem ama quer gritar seu amor. Silenciar e amordaçar o amor é uma tortura psíquica e moral”, finalizou.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 29.08.2023.