Luiz Eustáquio comemora os futuros investimentos na atenção primária da saúde

Na tarde desta terça-feira (22), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) dirigiu-se à tribuna para comentar sobre a presença dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) nas galerias da Casa, além de parabenizar os governos Federal e Municipal por planejarem uma maior cobertura da atenção primária na área da saúde. “Vieram vários agentes aqui, na Casa de José Mariano, e eles estão na luta para serem chamados. São 130 Agentes Comunitários de Saúde e mais 60 Agentes de Endemias. Haverá futuros investimentos na ampliação dos serviços e será muito bom para o Recife”.

O parlamentar lembrou que o Governo Federal está fazendo investimentos na atenção primária e que, com isso, irá trazer grandes benefícios para as categorias e para o Recife. “Quando temos ACSs, médicos, técnicos de enfermagem e auxiliares é excelente para a população. Em breve, o prefeito do Recife vai divulgar o aumento na cobertura da atenção primária que hoje é de 59% e vai passar para 88%. Isso é fantástico. Significa que em muitos lugares onde as pessoas dizem que não tem agente comunitário de saúde vão passar, futuramente, a contar com o profissional e com mais condições de um maior atendimento que hoje começa às 8h da manhã e se encerra às 17h. A partir dos grandes investimentos disponibilizados, vai começar às 7h da manhã e concluir às 19h. É uma discussão que está sendo estudada com os sindicatos e as categorias. As equipes vão poder se revezar porque hoje um agente comunitário precisa atender mais de 700 moradias e, a partir dos concursos que vão ser realizados, vão poder diminuir a carga de trabalho e ter tempo para capacitação”.

No aparte, a vereadora Aline Mariano (PP) disse que ficou muito feliz pelos futuros avanços na área da saúde na capital pernambucana e enalteceu que quem irá ganhar com todas as mudanças é a população. “Fico muito feliz com esses avanços porque há um pedido grande para essas equipes. Com essa cobertura, a gente espera que os benefícios cheguem  o mais rápido possível e ganharão todos. Ganham os profissionais que não irão ser "apedrejados" porque não passaram nas casas, humanamente impossível darem conta, e ganha o usuário. Então, ganhamos todos. Parabenizo Luiz Eustáquio por trazer o assunto e dizer que essa é uma luta bastante antiga. A gente começa a ver de novo uma categoria animada, com as pessoas esperançosas e que o serviço possa chegar. É algo que merece, aqui, ser reforçado”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

 Em 22.08.2023