Luiz Eustáquio destaca Dia Nacional do Ciclista

Celebrado anualmente no dia 19 de agosto, o Dia Nacional do Ciclista, que acontece em memória ao ciclista Pedro Deivson, que foi atropelado e morto em 2006, em Brasília, foi destacado pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB) durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (21). Ele lembrou que o caso foi de grande repercussão no Brasil e mobilizou pessoas e movimentos, uma vez que o ciclista foi morto por um motorista que dirigia embriagado e em alta velocidade. “É uma data para pensar sobre nossas atitudes no trânsito e sobre a necessidade de proteção ao ciclista. É um dia para a conscientização e mobilização da sociedade em prol da segurança no trânsito e da mobilidade urbana sustentável”, disse.

O vereador Luiz Eustáquio lamentou que o número de ciclistas vítimas de acidentes graves de trânsito sobe anualmente. “Em 2021, as internações no Sistema Único de Saúde (SUS) chegaram a 16 mil. O ciclista é um dos atores mais frágeis do trânsito e fica atrás apenas dos pedestres. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) houve um aumento no registro de atropelamentos de ciclistas no País no período da pandemia”, pontuou. Os dados, disse o vereador, apontam que de 2020 a 2021 houve um aumento de 30% nos acidentes em todo o país. Em Pernambuco, esse crescimento foi ainda maior: 37%. "O aumento do uso das bicicletas pelos entregadores de serviços potencializou a quantidade de ciclistas e o perigo no trânsito”, chamou atenção.

Luiz Eustáquio afirmou que a bicicleta, assim como a motocicleta, se tornaram uma “opção competitiva” de transporte, levando em consideração que o número de ciclistas no Brasil é cerca de 70 milhões, o que equivale a um terço da população. “Para reduzir as mortes de ciclistas no trânsito é preciso aumentar a segurança viária. O Recife tem, atualmente, 183 quilômetros de rotas cicláveis entre as zonas Oeste, Norte e Centro. O investimento na rede ciclável fez o Recife diminuir em 38% as mortes de usuários da mobilidade ativa no trânsito entre 2017 e 2021. Neste mesmo período, a cidade aumentou em 230% a sua malha cicloviária, segundo a CTTU”, disse. 

O parlamentar fez uma comparação sobre a ciclovia e ciclofaixa da cidade em relação a outras cidades que fazem parte da Região Metropolitana do Recife, e destacou que a capital saiu na frente no tema. “Apenas Recife vem trabalhando no aumento das rotas cicláveis. Para vocês terem uma ideia, Jaboatão tem apenas 21,1 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas e Olinda apenas 10,4 quilômetros. Já Ipojuca, que tem a terceira maior arrecadação do Estado, tem apenas 2 quilômetros de rotas cicláveis. Além das conexões, Recife tem o desafio de conectar as suas próprias redes cicláveis, onde precisamos avançar mais”, expressou. 

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Em 21.08.2023