Nosso Clube Vitaliza é homenageado em reunião solene

A Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene na tarde desta quarta-feira (9) para homenagear o Instituto Nosso Clube Vitaliza, pelos 17 anos comemorados em 17 de julho, marcados pela prestação de serviços, resgate e promoção de vida de crianças e adolescentes. A iniciativa foi do vereador Felipe Alecrim (PSC), que justificou ser a entidade sem fins lucrativos, com sede no Recife, e tendo como objetivo a formação de atletas de rendimento nas modalidades: basquete, basquete 3x3, badminton, ballet, futsal, ginástica, handebol, judô, karatê, vôlei e vôlei de praia. Fazem parte do Instituto Vitaliza centenas de atletas.

A vereador Ana Lúcia presidiu a solenidade e compôs a mesa com o vereador autor do requerimento; o presidente do Instituto Nosso Clube Vitaliza, Carlos Afinni; o treinador de basquete, Mario Eduardo Duarte Ramires; a atleta da Seleção Brasileira de Basquete, Manuella Vitória Almeida Aquino; e a também atleta da Seleção Brasileira de Basquete, Mariana Medeiros de Lima. O vereador Felipe Alecrim foi convidado a ocupar a tribuna e a fazer suas colocações após a execução do Hino Nacional. “O Nosso Clube é uma grande obra e é gratificante poder homenagear uma entidade que presta um serviço tão importante para a sociedade e que muitas vezes faz o papel que seria do estado. Uma entidade como essa é realmente um grande esteio, um braço, do poder público”.

O vereador lamentou que o Nosso Clube Vitaliza não tenha uma sede própria, com quadra esportiva, para os atletas realizarem os treinos. Segundo ele, depende sempre de cessão de espaços. Mas, que, mesmo assim, a entidade não deixa de realizar sonhos de jovens. “São centenas de atletas acolhidos por essa missão, que crescem com o espírito de cidadania, com fraternidade e solidariedade. Desejo que Deus abençoe todos os que fazem o clube”. No final do discurso, um vídeo foi exibido no telão do plenário da Câmara do Recife mostrando a atuação de atletas que frequentam o Nosso Clube. O vereador Felipe Alecrim fez a entrega de uma placa ao Instituto Nosso Clube Vitaliza, no ato sendo representado pelo presidente, Carlos Afinni.

Representando os atletas, o treinador de basquete Mário Eduardo Duarte Ramires ocupou a tribuna da Casa e fez o seu discurso. Ele disse que os 17 anos do Instituto Nosso Clube Vitaliza foram “de muita entrega” e que a bandeira que a entidade defende é o esporte atrelado à educação. “As atletas Manuella Almeida Aquino e Mariana Medeiros são a prova de que nosso trabalho dá certo. Se fizermos as coisas com seriedade, afinco, a resposta vem. Nosso Clube, quando começou, recebia muitas crianças. Chegou a ter 400. Os treinos ocorriam somente aos sábados e, no final, servíamos um almoço. Com o tempo isso foi mudando. Fomos melhorando o trabalho. Passamos a cobrar o boletim da escola, a chamar as família das atletas para mais perto e por fim, exigimos aptidão”. Ele contou que algumas personalidades famosas já conheceram o Nosso Clube, inclusive “a rainha Hortência visitou o nosso trabalho”.

O Basquete Feminino é a modalidade mais antiga do Projeto Nosso Clube Vitaliza. São 120 meninas de 7 a 23 anos que participam do Programa de Formação com treinamentos diários, atividades na academia, trabalhos de prevenção, equipamentos modernos, boa alimentação, uniformes, materiais de qualidade e bolsas de estudos no colégio e na faculdade. Manuella e Mariana, que são atletas do clube e da Seleção Brasileira de Basquete, vão jogar no exterior. Elas estavam na mesa da solenidade, foram convidadas à tribuna e contaram suas histórias no Nosso Clube. Ambas disseram que entrar no time foi transformador para suas vidas.

Em seguida, foi a vez do presidente do Instituto Nosso Clube Vitaliza, Carlos Afinni, também fazer as suas explanações. Ele falou da alegria de receber a homenagem e contou a história da instituição. “É uma honra estar aqui neste dia tão especial. O vereador Felipe Alecrim tem nos ajudado desde que nos conhecemos na pandemia. Ele nos ajudou em momentos de muita dificuldade. Com o vereador, nós temos a semelhança de missão, que é o prazer de servir”, disse. Ele acrescentou que a quase totalidade das crianças que frequentam o Nosso Clube vem da periferia e de escolas públicas. “Quando começamos houve quem dissesse que era um delírio, mas continuamos e nos firmamos. No início foi muito mais difícil, mas nós evoluímos. Sabemos que temos muito a evoluir, ainda. Vou citar uma frase que todos conhecem e pensam que é de Raul Seixas, mas é de Paul MacCartney: sonho que se sonha só é apenas um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade”.

Carlos Afinni leu um texto chamado “nosso propósito”. E citou: “Despertar paixão, orgulho e senso de pertencimento aos pernambucanos, projetando a região Nordeste entre as potências do esporte nacional, inspirando gerações, produzindo líderes e participando de eventos esportivos de alto rendimento”. Ele destacou que o Instituto Vitaliza proporciona aos atletas a experiência do intercâmbio e da vivência com as equipes de outros estados, além de revelar talentos e qualificar equipes.

Ele também explicou que o Nosso Clube Vitaliza foi pioneiro do Nordeste a se filiar ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e desde 2018 participa dos Campeonatos Brasileiros Interclubes nas categorias de formação, nas 11 modalidades que atua. Outra informação foi que a entidade recebeu por três anos seguidos o prêmio TOP 100 Clube Formador e neste último ano recebeu o Prêmio TOP 20 Clube Formador do Brasil entre 783 Clubes filiados ao CBC. 

A vereadora Ana Lúcia, que presidiu a solenidade, parabenizou o vereador Felipe Alecrim pela iniciativa do reconhecimento e elogiou o trabalho desenvolvido pelo Nosso Clube Vitaliza. Em seguida, ela convidou  a todos os  presentes para que, em posição de respeito, ouvissem e acompanhassem o Hino da Cidade do Recife.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.


Em 09.08.2023.