Osmar Ricardo debate sobre a lista de beneficiários de habitacionais no Pina

A lista de beneficiários para a ocupação das moradias localizadas nos habitacionais Encanta Moça 1 e 2, no bairro do Pina, foi tema do pronunciamento do vereador Osmar Ricardo (PT), durante o grande expediente da reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (22). “Sabemos que o Recife tem um déficit de 72.000 moradias e isso precisa ser visto pelos governos municipais e estadual com grande preocupação porque a gente recebeu muitas denúncias de supostas fraudes na lista dos futuros moradores desses habitacionais”. De acordo com a Prefeitura, a obra, realizada em parceria com o Governo Federal, será entregue em breve e garantirá moradia digna para 600 famílias que atualmente moram em condições precárias nas proximidades dos conjuntos.

“Percebemos muitas pessoas morando na rua, em viadutos e vários alambrados no centro do Recife. Então, é preciso que a gente olhe para essa situação dos habitacionais e o governo dê prioridade", afirmou. Osmar Ricardo destacou que recebeu reclamações de que falta a documentação nas listas - a exemplo de CPF e carteira de identidade - tendo apenas os nomes das pessoas. "A lista foi divulgada dos beneficiários semana passada e o Ministério Público de Pernambuco disse, por meio de Ofício, que está fazendo uma audiência pública na próxima quinta-feira (24), às 9h, chamando uma boa parte daquelas pessoas que precisam de moradia e que moravam em palafitas. É preciso ter uma transparência melhor nessa listagem”.

No aparte, o vereador Rinaldo Junior (PUSB) ressaltou que a gestão municipal tem muita pressa para entregar as moradias diante da necessidade da população e que a Secretaria de Habitação, capitaneada por Felipe Cury, possui muita experiência. “O povo tem pressa e a pressa é necessária porque é duro viver e morar em palafita. Essa é a principal pressa que a gestão tem de entregar o melhor para quem mais precisa. Ontem (21), tive oportunidade de conversar com o secretário executivo da Secretaria Municipal de Habitação, Felipe Cury, que tem uma grande expertise no campo de habitação no Recife e nenhum que está aqui, hoje, concorda com qualquer tipo de fraude. Cabe a gente averiguar o fato concreto de cada denúncia. A empresa contratada fez um trabalho desde 2022. Existem fotos e registros e eles estão depositados na URB. As 10 pessoas que fizeram a denúncia do Ministério Público têm toda a razão na dúvida do processo e devem, urgentemente, procurar a verdade e o Ministério Público é o campo essencial para dirimir qualquer dúvida. E é isso que o governo municipal também quer. Então, vereador Osmar Ricardo, a sua angústia é parte da minha de não aceitar qualquer tipo de fraude".

Alcides Cardoso (PSDB) concordou com as palavras de Osmar Ricardo, citou ser a população carente que mais precisa de moradia e que também recebeu a denúncia. “Continuo dizendo que eu recebi uma denúncia, assim como outros parlamentares também receberam, fui lá e averiguei. Apenas estou aqui comunicando. Eu não tenho que provar nada. Porque quem vai ter que provar algo é a Prefeitura junto com o Ministério Público. Pode contar conosco”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 22.08.2023