Paulo Coco é cidadão do Recife

Na manhã desta quinta-feira (17), o assistente técnico da Seleção Brasileira Feminina de Voleibol, Paulo do Rego Barros Júnior, mais conhecido como Paulo Coco, recebeu o Título de Cidadão do Recife, numa iniciativa do presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB). O plenário da Casa de José Mariano recebeu amigos, familiares e também contou com outras presenças especiais: as meninas do vôlei do Brasil e o técnico José Roberto Guimarães. O vereador Eriberto Rafael (PP) presidiu a solenidade.

Romerinho Jatobá ressaltou que o dia era especial e de reconhecimento a um pernambucano que conquistou o mundo pelo seu desempenho profissional. Ele também detalhou a vida do mais novo recifense. “Com sua paixão e dedicação ao voleibol, Paulo Coco nasceu em Olinda, e seu talento e determinação o levaram muito além das nossas fronteiras. Desde jovem, ele encontrou sua vocação no voleibol, e com esforço e perseverança, traçou uma trajetória brilhante nas quadras. Sua jornada no voleibol começou aos 12 anos, no Colégio Nóbrega, onde participou do Campeonato Escolar Mirim e teve a sorte de ser treinado por ninguém menos que Celso Assumpção, o atual presidente da Federação Pernambucana de Voleibol. Esse foi o primeiro passo de muitos que o levariam a se tornar um dos grandes nomes do esporte no Brasil”.

De acordo com o parlamentar, ao longo dos anos, Paulo Coco jogou por diversos clubes pernambucanos, incluindo Santa Cruz, Sport e Associação Atlética Boa Viagem, onde disputou seu primeiro campeonato brasileiro adulto aos 16 anos. Porém, seu talento e habilidade como jogador o levaram para São Paulo, onde defendeu com sucesso o Banespa por seis temporadas. Romerinho Jatobá citou que a partir do ano de 1996 Paulo Coco decidiu apostar na carreira de treinador. “E, a partir desse momento, trilhou um caminho de vitórias e conquistas pelo mundo do voleibol. Nos clubes, Paulo Coco obteve grandes êxitos, destacando-se a conquista do inédito título da Superliga com o Dentil/Praia Clube na temporada 2017/2018. Além disso, ele brilhou na Europa, liderando o Murcia e treinou outras grandes equipes no Brasil, somando diversos títulos nacionais e regionais. Contudo, sua história não se limita aos clubes. Paulo Coco também escreveu páginas memoráveis como assistente técnico da Seleção Feminina de Voleibol. Ele esteve presente em cinco Jogos Olímpicos, conquistando duas medalhas de ouro e uma de prata, e levando a equipe a nove títulos do Grand Prix e nove Sul-Americanos”.

O parlamentar ressaltou que Paulo Coco é um exemplo a ser seguido por todos os jovens atletas que sonham em brilhar no esporte e que é motivo de orgulho para todos e todas. “Você é um verdadeiro embaixador do esporte, levando o nome de Pernambuco e do Brasil a cada competição e conquistando corações com sua paixão pelo voleibol. Por todos esses motivos, é com imensa gratidão e admiração que concedemos a Paulo do Rego Barros Júnior, o Paulo Coco, o Título de Cidadão do Recife. Que esta honraria seja o reconhecimento de uma cidade que agora se orgulha de ter um filho ilustre como você. Nossos mais sinceros parabéns! Que sua trajetória de sucesso continue a iluminar as quadras do mundo e inspire gerações futuras a alcançarem seus sonhos. Que seu legado no voleibol seja eterno e que seu amor pelo esporte continue a motivar tantos outros talentos a se destacarem”. Em seguida, o parlamentar fez a entrega do Título ao homenageado.

Ao ocupar a tribuna da Câmara do Recife, o mais novo cidadão recifense, Paulo Coco, disse do orgulho em estar no Recife e agradeceu a família e as pessoas que passaram pela sua vida. “Minha esposa, Paula, é o grande alicerce e tem uma parcela muito importante na minha vida. Ela me deu duas grandes joias preciosas (os filhos Gabi e Fê), ficamos muito tempo longe diante do trabalho e formamos dois grandes cidadãos. São duas grandes paixões e todos eles estão presentes em minhas orações. Dona Jacira, minha mãe, que está aqui, eu agradeço por toda a formação que você e meu pai me deram. Os valores passados por vocês foram determinantes na minha educação. Agradeço a minha família, que está aqui e há muito tempo não  via, além dos meus amigos de infância na época do Colégio Nóbrega, representando todos os meus amigos que contribuíram para o meu caminhar”.

Paulo Coco também fez questão de exaltar a grande amizade com José Roberto Guimarães e agradeceu a Romerinho Jatobá pela iniciativa. “Alguns profissionais e treinadores foram muito importantes na minha carreira. E faço um agradecimento especial ao Zé Roberto que, sem dúvida nenhuma, foi a pessoa que mais abriu portas para mim. A partir daí, desenvolvemos um trabalho muito grande. E não é só a parceira. É, principalmente, uma amizade que a gente construiu ao longo desses muitos anos. Obrigado, Zé, sem você nada disso tinha acontecido e que a gente continue trabalhando por muito tempo. A emoção é grande, não sei como as palavras saíram, mas muito obrigado também por essa homenagem”.

Ao finalizar o evento, o vereador Eriberto Rafael disse que o povo do Recife reconhece o exemplo de Paulo Coco e parabenizou Romerinho Jatobá pelo reconhecimento prestado ao assistente técnico da Seleção Brasileira Feminina de Voleibol . “Você é um exemplo que a gente deixa marcado na história do Recife e da Casa de José Mariano, uma inspiração para vários atletas. Parabenizo a sensibilidade do vereador Romerinho Jatobá e saiba que o povo recifense tem um coração grande, que acolhe os nossos e os reconhece. Quero desejar muito sucesso e carregue o sentimento de recifense no seu peito por onde passar nesse mundo”.  

A mesa de honra da reunião solene foi composta também por Celso Assunção, presidente da Federação de Voleibol do Estado de Pernambuco; Ronald Rocha, representando a Confederação Brasileira de Voleibol e José Roberto Guimarães, técnico da Seleção Brasileira Feminina de Voleibol.

 Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

 Em 17.08.2023