Paulo Muniz destaca requerimento sobre incentivo à instalação de bicicletários e vestiários
“Levarei o anteprojeto à Prefeitura porque a gente assiste a cidade sendo rasgada por ciclovias, porém esse modal só estará integrado se empresas tiverem vestiários, bicicletários e prédios com condições para agregar ao usuário da bicicleta. Poucos são aqueles que podem vir de bicicleta para o local de trabalho. E com o calor dessa cidade, as pessoas chegam completamente suadas. Os modais têm muita dificuldade de se conectar e a gente fica quase que engessado para falar de transporte urbano aqui, na Câmara do Recife. Então, eu vou levar a proposição para que a Prefeitura tenha sensibilidade e a Secretaria de Finanças estude a possibilidade de dar um desconto de IPTU para prédios e estruturas prediais que tenham bicicletários seguros”.
No aparte, Ivan Moraes (PSOL) ressaltou que a Prefeitura precisa fazer mais ações como a aplicabilidade do Plano Diretor Cicloviário e considerou que o trânsito precisa ser bom para todos. “A Prefeitura ampliou o número de ciclovias, ciclofaixas e rotas cicláveis, mas é preciso que se ponha em prática o Plano Diretor Cicloviário que é um plano que já tem mais de uma década é diz exatamente por onde as ciclovias e ciclofaixas precisam existir. É necessária uma regulação que obrigue e incentive os negócios, prédios, universidades e os lugares em que há um movimento grande de pessoas a serem convidativos e convidativas para que a gente possa escolher a bicicleta. Mas o trânsito tem que ser bom para todo mundo. E não tem como o trânsito ser bom para todos os modais. Cada modal tem vantagens e apresenta desvantagem. Que a gente use o espaço público de forma democrática”.
Liana Cirne (PT) parabenizou a iniciativa do vereador Paulo Muniz e afirmou que existem poucos locais na cidade que apoiam os usuários de bicicletas. “ A minha primeira emenda parlamentar como vereadora foi para implementação da ciclovia da Caxangá e nós temos um Plano Diretor Cicloviário muito importante". Ela ressaltou que há pessoas que não podem pagar a passagem de ônibus e o uso de bicicletas pode contribuir muito com o deslocamento, mas é preciso que as empresas ofereçam comodidade. "De fato, chegar ao ambiente de trabalho suado é desgastante. São poucos os estabelecimentos que fazem um incentivo para que os usuários possam usar a bicicleta como modal. Fico feliz de Paulo Muniz lembrar dessa situação para os trabalhadores e acho que é uma forma de incentivo fiscal”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 21.08.2023