Polícia Militar de Pernambuco é homenageada em reunião solene

Com a finalidade de homenagear a passagem dos 198 anos de fundação da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), comemorado em 11 de junho, a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene na tarde desta terça-feira (1º), por iniciativa da vereadora Michele Collins (PP). Na justificativa da solenidade, a parlamentar lembrou que a instituição atua não só na preservação da ordem pública como também na realização de importantes ações sociais, a exemplo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e que são quase dois séculos de relevantes serviços prestados em prol da segurança pública.

A solene foi presidida pelo vereador Eriberto Rafael (PP), que compôs a mesa com a vereadora autora da proposição; o deputado estadual Pastor Cleiton Collins, representando a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco; o comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Tibério César dos Santos; o sub-comandante Geral da PMPE, coronel Marcos Ramalho; o chefe do Estado Maior Geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Jose Quintino Guimarães Neto; e o chefe da Assistência Militar da Prefeitura do Recife, coronel Roger Mergulhão, representando o prefeito João Campos.

Após o Hino Nacional, executado pela Banda da Polícia Militar, a vereadora Michele Collins ocupou a tribuna e fez o discurso. “A briosa Polícia Militar de Pernambuco está comemorando 198 anos de relevantes serviços prestado ao nosso Estado. Ao logo da sua exitosa trajetória, recebeu diversos nomes, como Força Policial da Província de Pernambuco, Brigada Militar de Pernambuco, Força Pública de Pernambuco, entre outros. A denominação PMPE foi instituída por meio de um decreto, em 1º de janeiro de 1947.  Podemos afirmar que a instituição é formada por heróis que dispõem do forte impulso de solidariedade, do anseio de bem servir à sociedade e do inesgotável sentimento comum de amor a Pernambuco”.

Michele Collins disse que, em quase 200 anos de existência, a instituição atua não só na preservação da ordem pública, na realização de ações sociais como o Proerd, além de ações oferecidas pelo Centro de Assistência Social (CAS-PMPE), que está comemorando este mês 49 anos de criação. “Em todos os momentos, a PMPE vem contribuindo com a manutenção da segurança e da ordem, pela segurança e bem-estar dos pernambucanos, propiciando a liberdade e a tranquilidade daqueles que vivem de acordo com os princípios da lei. É uma força que não se confunde com a violência, porque reside nos valores consagrados pelos que laboram, confiantes, competentes e determinados, colocando acima dos interesses pessoais o bem da instituição e das pessoas”.

A vereadora afirmou também que a solenidade foi uma homenagem aos homens e mulheres da corporação que dedicam-se à defesa da sociedade e, ainda, àquelas que representam o empoderamento feminino, com atuações que demonstram a capacidade de compreender, de mostrar talento, coragem e lealdade ao serviço público. “Por tudo isso que a gloriosa Polícia Militar, instituição estadual, digna, honrada e da mais alta credibilidade popular, possui histórica vocação com a democracia e com a liberdade. Seu compromisso pétreo é com o nosso Estado. Enfim, uma força que faz e continua fazendo, em seus 198 anos de existência, um inestimável trabalho em prol de um estado livre da violência, garantindo a ordem, o progresso e a paz social”.

O deputado estadual Cleiton Collins também ocupou a tribuna para tecer elogios à corporação. “Até enquanto estamos dormindo, a Polícia Militar está ali, acordada, guardando, vigiando, cuidando, zelando pela população, por cada ser humano, cada pernambucano. Isso gasta saúde, vida, tempo e muita dedicação”, pontuou. “A Polícia Militar do Estado de Pernambuco tem o seu diferencial. É uma polícia séria, que tem realmente garra e compromisso com a sua missão, que é defender a população”.

No plenário, foi exibido um vídeo em celebração aos 198 anos da PMPE. Em seguida, a cantora e subtenente Gláucia de Souza e o tecladista e terceiro-sargento Luiz Alves Pessoa Neto promoveram uma apresentação musical.

Durante a solenidade, Michele Collins entregou uma placa de homenagem e um certificado ao comandante Tibério César dos Santos. Após a concessão das honrarias, o coronel se dirigiu ao plenário para fazer o seu discurso.

Na ocasião, Santos classificou a Polícia Militar como “um Estado dentro do Estado” devido à sua complexidade e amplitude. O comandante também mencionou a cultura e dedicação próprias da corporação, ressaltando a resiliência da Polícia a desafios como a falta de pessoal e estrutura. “Os batalhões funcionam porque aprendemos a abraçar uma missão e cumpri-la”, afirmou. "Às vezes, questionamos porque a gente é dessa forma: vá e vença, pega a missão, abrace-a e não desista. Aprendemos isso desde a Academia de Polícia, em Paudalho. Somos guerreiros e guerreiras, homens e mulheres fortes. Fortes que choram, porque os fortes choram. Os fortes se enchem de indignação, se abatem muitas vezes. Mas tem uma coisa que os fortes nunca fazem, que é desistir. Eu costumo dizer que só perdemos uma batalha quando desistimos”.

Ao encerrar a solenidade, o vereador Eriberto Rafael elogiou Michele Collins pela iniciativa. Ele também lembrou a aprovação na Câmara, em junho deste ano, do requerimento nº 6814/2023, de sua autoria, que concede voto de aplauso à Polícia Militar de Pernambuco pelo seu aniversário. “Acredito que é imprescindível reconhecer e enaltecer o trabalho realizado pela Policia Militar, através dos homens e mulheres, mas também recordarmos que muito dessa luta foi forjada em situações adversas. Por isso, defendemos que, para ter uma Polícia Militar mais forte, eficiente e atuante, é necessário avançar cada vez mais, para criar melhores condições de trabalho”.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 01.08.2023