Recife Bom de Bola é homenageado em reunião solene

Considerado o maior torneio de futebol de várzea do mundo, o Recife Bom de Bola, está completando 10 anos de atividade. Para homenagear o programa esportivo, que foi criado pela Secretaria de Esportes da Prefeitura do Recife, e que continua movimentando as comunidades da capital, o vereador Aderaldo Pinto (PSB) realizou reunião solene na noite desta terça-feira (22). “Falar do Recife Bom de Bola é falar dos 94 bairros da nossa cidade. É falar da alegria que o futebol traz para as comunidades dentro dos campos de várzea. Quem frequenta os Campos do Bueirão, do Onze, da Campina do Barreto, do Arroz em Jardim São Paulo, de Roda de Fogo, e de tantos outros espalhados pelos quatro cantos do Recife sabe bem o que eu estou falando”, disse o parlamentar, que entregou certificados a diversos homenageados.

A solenidade foi presidida pelo vereador Chico Kiko (PP), que compôs a mesa com o vereador autor do requerimento; a secretária de Esportes Educacionais da Prefeitura do Recife, Yane Marques; o gerente geral de Esportes do Recife, Carlos Romero; a ex-presidente da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb), Berenice Andrade Lima; o ex-secretário de Esportes do Recife, George Braga; e o coordenador geral da competição, Vulpian Novais. Após o Hino Nacional, o vereador Aderaldo Pinto ocupou a tribuna e fez suas considerações. Lembrou que ele mesmo já foi presidente de time de Várzea, na década de 1980, “quando estive à frente do América do Zumbi”. Foi, também, treinador de futebol do Cacique Futebol Clube, “do meu amigo Cascalho”, e jogador de times de várzea como o Verona, os Dragões, Cacique, América do Zumbi, Mixto e o Buchudos.

“Sei bem o quanto cada um de vocês espera ansiosamente por essa competição. O quanto cada time se prepara para o torneio. A expectativa gerada para uma decisão, ou ainda para os jogos finais na Arena de Pernambuco, no Arruda, nos Aflitos, na Ilha do Retiro ou no nosso Geraldão para as equipes de futsal”, disse. Aderaldo Pinto lembrou que 10 anos, é uma data a ser comemorada e que por isso estava homenageando o Recife Bom de Bola. “Mas gostaria aqui também de relembrar os 30 anos do futebol de várzea como política esportiva de integração entre os bairros do Recife e como um elo de ligação com a juventude e trazendo o que o esporte pode proporcionar de melhor que é a cidadania, a saúde, a amizade e a paz entre pessoas’.

Nesse contexto, citou o “nosso amigo Cadoca como Secretário Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte de Jarbas [Vasconcelos, então prefeito do Recife], que lançou as bases dessa ideia de aliar o esporte como motor de desenvolvimento social ao criar o Peladão Alto Astral”. Depois, veio o Futebol Participativo, e finalmente o Recife Bom de Bola. “Hoje faz exatamente fazem 10 anos da coletiva de imprensa no qual participaram George Braga, o então prefeito Geraldo Júlio e eu, que também estava presente, já como vereador para ver o novo Programa”. Aderaldo Pinto ressaltou que este ano, com a gestão do prefeito João Campos “e essa equipe atual da Secretaria de Esportes capitaneada pelo Secretário Rodrigo Coutinho, temos uma edição recorde em todos os sentidos, seja em número de equipes, de partidas, de jogadores inscritos e de categorias”.

Segundo ele são 629 times, cerca de 1.300 jogos, 11 categorias e mais de 15 mil atletas envolvidos em todas as RPAs da cidade. “Estamos vendo o avanço na melhoria da infraestrutura dos equipamentos com a iniciativa do Gramadão e do Campo no Brilho com a implantação de iluminação em LED de mais de 100 campos. O Projeto vai muito além de uma competição de futebol de várzea. Ela representa também a qualificação profissional, geração de emprego e renda para as pessoas que são qualificadas todos os anos para trabalharem como árbitros, assistentes, quarto árbitro e delegados de jogos”.

Além dos números “que já falariam por si só”, Aderaldo Pinto disse que ainda assim eles “não revelam por exemplo, uma Débora Cecília (árbitra FIFA), Rodrigo José Pereira de Lima (árbitro padrão Brasileirão Série A) e Fábio Matheus (volante titular do Sport nesta Série B) e ex-atleta do CT Barão. “Aliás, no nosso Recife Bom de Bola, temos a importância das Escolinhas e Projetos Sociais Esportivos como o Pelotas da Torre, o União Beraldense no feminino e o CT Barão que tem nomes como Nino, Mateus Cunha e Otávio – três jogadores de seleção e ex-atletas da equipe”.

O vereador disse, ainda, que a competição já passou por grandes desafios nesses 10 anos. “Acredito que o pior deles foi a volta das atividades no período pós pandemia, quando perdemos diversos amigos e parceiros como Mauricio (do Pelotas), Jorge Sarmento (delegado e parceiro da competição) e o saudoso Cadoca. A volta do Bom de Bola foi um momento de trazer a alegria e a competição ajudou na conscientização e importância da vacinação, colocando inclusive no regulamento da competição, onde 83% dos jovens na época não estavam vacinados e fizeram a vacinação para poder disputar a competição”.

Pensando neste histórico, o vereador afirmou que o seu gabinete está finalizando uma proposta de lei visando tornar o “Recife Bom de Bola” uma política pública esportiva municipal e patrimônio cultural e imaterial do Recife. Após o discurso, o parlamentar entregou uma placa comemorativa dos 10 anos do Recife Bom de Bola ao gerente geral de Esportes do Recife, Carlos Romero. Aderaldo Pinto também entregou certificados aos homenageados. Os nomes dos homenageados durante a solenidade estão abaixo.

Carlos Romero falou em nome da Secretaria de Esportes do Recife. Ele disse que o Recife Bom de Bola (RBB) é o maior projeto da Secretaria e repetiu que este ano o campeonato bateu o recorde de participação. “Foram mais de 13 mil atletas envolvidos. Sabemos que nesta competição são revelados vários atletas”, comentou. Carlos Romero falou ainda do projeto Gramadão e também do campeonato Recife Bom de Bola Futsal, que este ano contou com mais de 200 jogos. “No próximo ano iremos aumentar ainda mais os incentivos”, disse.

O coordenador geral do Recife Bom de Bola, Vulpian Novais, também foi convidado a ocupar a tribuna e fazer suas considerações. Ele fez uma longa lista de agradecimentos e afirmou que o Recife Bom de Bola não é exclusivo das secretarias de Esportes e de Turismo, mas que é uma megacompetição que pertence a todas as secretarias. “Todos estamos mobilizados pelo RBB. Temos uma previsão de que ocorrerão 1.200 jogos de cinco de agosto a 29 de novembro, atingindo cerca de 20 mil pessoas nas comunidades”, disse. Segundo ele, o torneio tem um cunho social “extraordinário, que atinge não só os atletas, mas as famílias de baixa renda”.  Vulpian Novais contou histórias ocorridas ao longo dos anos e disse que que o RBB reúne “quase todos os times de várzea do Recife”.

Apesar da solenidade festiva, foi feito um minuto de silêncio em homenagem póstuma a Maurício, do Pelotas Futebol Clube; do ex-secretário e ex-deputado Carlos Eduardo Cadoca e do ex-peladeiro Jorge Sarmento. A reunião solene foi encerrada com a execução do Hino da Cidade do Recife.

 

Relação dos homenageados

Delegados de Jogo:

Adelson Pedro

Sheyla Fernandes

 

Equipes de base:

CT BARÃO

MILAN DOS COELHOS

 

Equipes do Futsal:

PRIMEIRO GOLE

ACESA ALTO JOSÉ DO PINHO

 

Equipes do Feminino:

JÓIAS RARAS

UNIÃO BERALDENSE

 

Equipes do Aberto Masculino:

ESTRELA DO NORTE DO COQUE

PROCANA DA IMBIRIBEIRA

 

Equipe Administrativa:

Wanessa Cerqueira

Elmo Júnior

 

Equipe Financeira Jurídica:

Maria da Conceição Reis

Felipe Fernando Cabral de Carvalho

 

Equipe operacional:

Adelson da Silva Pereira

Severino Francisco de Luna Filho

 

Homenageados:

Arbitragem - Rodrigo José Pereira de Lima

Influenciadores:

Vinicius Reis - A voz do Gol

Arena esportes

 

Jornalistas: 

Maciel Júnior

André Luiz Cabral

Diego Pérez

 

Federações:

Presidente da Federação Pernambucana de Futsal

Presidente da Federação Pernambucana de Futebol

 

Homenageados In Memorian:

Mauricio Pelotas / Equipe

Jorge Sarmento / Vulpian

Carlos Eduardo Cadoca / Berecine

 

Secretariado:

Yane Marques - Secretária Executiva de esportes 2017 a 2023

George Braga - Ex- secretário de Esportes do Recife

Rodrigo Coutinho - Secretário de Esportes do Recife

 

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife

 Em 22.08.2023