Reunião solene homenageia profissionais e instituições que combatem a violência contra a mulher

As formas de violência contra a mulher aumentam ano a ano, no Brasil. Um levantamento do Instituto Datafolha apontou que um terço das brasileiras já sofreu algum episódio de violência física ou sexual pelo menos uma vez na vida. Esse índice foi apurado pela primeira vez e é mais alto que o registrado globalmente (27%), em um levantamento feito pela OMS em 2021. Na contramão desses dados estão profissionais e instituições que se destacam no combate à violência contra a mulher. Para homenageá-los, a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene na noite desta sexta-feira (25), por iniciativa da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que entregou um certificado em reconhecimento à rede de proteção que tem garantido apoio, orientação, abrigo e esperança às mulheres em vulnerabilidade.

A solenidade foi presidida pelo vereador Paulo Muniz (Solidariedade), que formou a mesa solene com a vereadora autora do requerimento; a gerente geral de Promoção da Cidadania e Direitos da Mulher, da Secretária da Mulher do Recife, Ana Magalhães; a chefe da Defensoria Pública da União, Ana Carolina Cavalcante Erhardt; a coordenadora do grupo de pesquisa “As Penhas” e membro do Instituto Maria da Penha, Anabel Guedes; a representante do Centro Clarice Lispetor, Micaele Rocha; e o ex-deputado federal e secretário Nacional dos Idosos Republicanos, bispo Osséssio Silva. Após a execução do Hino Nacional, a vereadora Ana Lúcia ocupou a tribuna e fez as suas considerações.

“Essa é uma noite especial, na qual homenageamos profissionais e instituições que travam uma luta contínua pelo fim da violência contra as mulheres. Nessa luta, tanto as grandes atitudes quanto os pequenos gestos são muito importantes, são mesmo indispensáveis, e devem ser reconhecidos e valorizados por toda a sociedade, já que contribuem para evitar diversas formas de sofrimento, e até mesmo, salvar vidas”, disse.

De acordo com a parlamentar, a violência contra a mulher é um problema global que afeta milhões de pessoas todos os dias. “Mas hoje, estamos aqui para celebrar aquelas que estão na linha de frente dessa batalha, dedicando seu tempo, energia e paixão para criar um mundo mais seguro e justo para todas as mulheres. Os profissionais e instituições que homenageamos aqui hoje, Organizações Não Governamentais, abrigos, profissionais de justiça, da educação, e muitos outros, desempenham um papel fundamental na mudança da narrativa sobre a violência de gênero. Eles oferecem apoio, orientação, abrigo, e acima de tudo, esperança para mulheres que enfrentam situações de violência”.

Para a vereadora, a sociedade precisa de mudanças profundas para desconstruir percepções equivocadas e preconceitos que, aliados ao machismo, “se tornam impulsionadores de atos de violência”. Ela sublinhou que “a violência contra a mulher persiste em nossas comunidades, e todos nós temos um papel a ser desempenhado em sua erradicação. Conhecer e valorizar o trabalho dos profissionais e instituições aqui presentes pode ser, para muitas pessoas, o primeiro passo, pois eles e elas nos fazem compreender a importância da causa, e nos inspiram”.  

Ela afirmou que apenas elogios e honrarias não bastam aos que combatem a violência contra a mulher. “Que estejamos entre os que oferecem algo de si por essa causa. Que as nossas vozes, independentemente do lugar que ocupemos no momento, possam se juntar às muitas vozes que clamam pelo fim da violência contra a população feminina”. Ana Lúcia reafirmou que “essa é uma noite de homenagem, mas também de provocação, que nós faremos ecoar para além dessa Tribuna”.

Um vídeo com os dados da pesquisa do Instituto Datafolha, realizada a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, foi apresentado nos telões do plenário. Na sequência, a cantora Shelda Júlia Alves Ferreira da Silva fez uma apresentação musical e a vereadora Ana Lúcia entregou um certificado aos homenageados. A listagem completa está abaixo. Durante a entrega dos certificados, a cantora Cristina Amaral fez uma apresentação musical. A defensora Pública da União, Ana Carolina Cavalcante Erhardt, foi convidada a ocupar a tribuna e disse que recebia a homenagem “com muita gratidão”.

Ela explicou o papel constitucional da Defensoria Pública da União e disse que se trata de uma instituição promotora dos direitos humanos, que presta assistência jurídica gratuita aos necessitados e vulneráveis da sociedade. “Quero colocar a defensoria Pública à disposição”, disse. A instituição faz uma prestação de serviço importante para a luta das mulheres. “A gente atua em diversos níveis e não somente no âmbito do Judiciário, mas se articula em rede e dialoga com os atores de diversas áreas, como o pessoal da área de saúde, por exemplo, e encaminhamos demandas”.   

A gerente geral de Promoção da Cidadania e Direitos da Mulher, da Secretária da Mulher do Recife, Ana Magalhães, também discursou. Ela afirmou que a vereadora Ana Lúcia é “uma grande parceira” da luta de apoio à mulher. Falou da importância da campanha Agosto Lilás, da Lei Maria da Penha e das iniciativas da sociedade no combate à violência contra a mulher. “Precisamos ampliar a consciência de uma nova sociedade para que, no futuro, não precisemos mais enaltecer as instituições que lutam pelas mulheres em situação de violência”. Ela disse que “enquanto tivermos uma mulher em estado de violência, não poderemos calar nossas vozes”.

No final, foi feito um minuto de silêncio em memória da liderança quilombola Bernadete Pacífico, assassinada há duas semanas, na Bahia. O presidente da solenidade, vereador Paulo Muniz, convidou a todos os presentes para que, de pé, ouvissem e acompanhassem o Hino da Cidade do Recife.

 

Homenageadas e homenageados:

ANA CAROLINA CAVALCANTI ERHARDT - DEFENSORA PÚBLICA CHEFE DA UNIÃO

ANA CRISTINA DE FREITAS MOTA  - JUÍZA DA 1ª VARA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA À MULHER DA CAPITAL

ANABEL GUEDES PESSÔA NOLASCO - REPRESENTANTE: INSTITUTO MARIA DA PENHA

ANA PAULA MORAES CANTO DE LIMA – ABCCRIM

ANDERSON MORAES- CHEFE DE FISCALIZAÇÃO DO DETRAN E DETRAN - CHEFE DE FISCALIZAÇÃO

CARLA PATRÍCIA CINTRA - SECRETÁRIA DE DEFESA SOCIAL DE PERNAMBUCO

CASA DA MULHER DO NORDESTE

CENTRO ESPECIALIZADO DE ATENDIMENTO À MULHER MARISTELA JUST

CENTRO DE REFERÊNCIA CLARICE LISPECTOR

CENTRO INTEGRADO SAÚDE AMAURY DE MEDEIROS – CISAM

CENTRO ESPECIALIZADO DE ATENDIMENTO À MULHER MÁRCIA DANGREMON – OLINDA

CENTRO DA MULHER METROPOLITANA JÚLIA SANTIAGO

COLETIVO MULHER VIDA

COMISSÃO DA MULHER ADVOGADA - OAB/PE

CLÁUDIA MONTES E VITÓRIA DO MONTES

CREAS ANA VASCONCELOS

CRISTINA AMARAL - CANTORA E EMBAIXADORA DOS DIREITOS HUMANOS DE PERNAMBUCO

DÉBORA ANDRADE E MAYARA CORDEIRO  - COORDENADORA E SUBCOORDENADORA DO NÚCLEO DE DEFESA DA MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

EDILENE MARIA DA SILVA

EDUARDA PONTUAL - REPRESENTANTE: CENTRO DE ATENÇÃO À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA SONY SANTOS

ERILANE FONSECA DAS NEVES BRAGA - POLICLÍNICA E MATERNIDADE ARNALDO MARQUES

GLAUCE MEDEIROS - SECRETARIA DA MULHER DO RECIFE

JACQUELINE SANTOS ARRUDA - PROFESSORA DE ARTESANATO DO JÚLIA SANTIAGO

JAQUELINE RODRIGUES DE LUCENA - MATERNIDADE BANDEIRA FILHO

LEILA BENICIO - COORDENADORA DO SERVIÇO SOCIAL – IMIP

LUZIA MARIA DA SILVA - COORDENADORA DO GRUPO SEREIAS DE BRASÍLIA TEIMOSA

MARIA MONTEIRO - COORDENADORA GERAL DO CLUBE DE MÃES CRIATIVAS

MARIA DO SOCORRO ANDRADE – PEDAGOGA

MARIA DO SOCORRO CAVALCANTE DAMASCENA - COORDENADORA DO GRUPO MULHERES QUE AMAM DEMAIS ANÔNIMAS - M.A.D.A

MATERNIDADE BARROS LIMA

MARYLÚSIA PEREIRA FEITOSA DIAS - JUÍZA DA 2ª VARA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA À MULHER DA CAPITAL

MICHELLE DUQUE DE MIRANDA SCALZO - JUÍZA DA 3ª VARA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA À MULHER DA CAPITAL

OSSESIO SILVA - SECRETÁRIO NACIONAL DOS IDOSOS REPUBLICANOS

POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO - CHEFE DA POLÍCIA CIVIL - DELEGADA SIMONE AGUIAR

POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO

POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL – PE

SANDRA ARLINDA DA SILVA - COORDENADORA DA FEIRA DE ARTESANATO NOSSA ARTE

SANDRA MOTTA - COORDENADORA DO INSTITUTO ABC DA MAMA

SERVIÇO DE APOIO À MULHER WILMA LESSA

SECRETARIA DA MULHER DE PERNAMBUCO

TEREZA NOGUEIRA - DELEGADA DE POLÍCIA

 Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

 Em 25.08.2023.