Rinaldo Junior repercute pesquisas que falam da governadora e do prefeito do Recife

Ao repercutir resultados de duas pesquisas de opinião distintas, uma favorável ao prefeito do Recife, João Campos, e outra desfavorável à governadora Raquel Lyra, o vereador Rinaldo Junior (PSB) fez uma comparação entre as duas gestões de níveis diferentes. “Os números mostram que o prefeito é um dos mais bem avaliados do Brasil e o Recife é um canteiro de obras, enquanto a governadora continua olhando para trás, esquecendo do povo, retirando direitos. O governo tem uma capitã a bordo de um transatlântico num mar revolto”, avaliou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (15).

Mesmo sem apresentar dados detalhados das duas pesquisas, ou quando elas foram realizadas, Rinaldo Junior afirmou que o Instituto Veritas apontou que a governadora tem 61% de rejeição dos pernambucanos enquanto que o Instituto Paraná comprova que o prefeito é bem avaliado por 66% dos recifenses. “O Veritas foi o mesmo instituto que, no segundo turno das eleições do ano passado, deu com antecedência a vitória de Raquel Lyra. A pesquisa disse que ela é a pior do Brasil. Eu fui avaliar os motivos dessas pesquisas e descobri as razões. João Campos tem feito excelente trabalho para a população e é o segundo melhor do Brasil”, afirmou.

O vereador disse que “o resultado das duas pesquisas não me espanta”. Rinaldo Junior acrescentou que “o povo se mostra insatisfeito nesses primeiros oito meses da governadora porque o tempo de carência acabou”. Ele considera que segurança é o pior setor da gestão estadual. “Houve um aumento de 26% dos casos de mortes violentas. Só na Região Metropolitana do Recife o aumento médio de mortes foi na ordem de 45% das mortes, com o fim do Pacto Pela Vida. A governadora encerrou esse programa sem ouvir as corporações. Esse sentimento de insegurança passa pelo Recife, mas também atinge as demais cidades do Estado’.

Se o vereador considera grave o problema da segurança, na saúde, para ele, não é menor. “A governadora conseguiu a proeza de fechar leitos em hospitais. Na habitação, tentou inaugurar os habitacionais da comunidade do Bode (bairro do Pina). Ela queria inaugurar o que não construiu e isso gerou discussões desnecessárias. Aliás, tudo o que hoje está sendo entregue ou atendido, é fruto do governo de Paulo Câmara”. Rinaldo Junior aproveitou para fazer um apelo para que a governadora Raquel Lyra, “sempre que anunciar a aquisição de recursos para Pernambuco, cite o nome do presidente Lula. Não diga só o nome de Governo Federal. A senhora esquece o nome de um presidente republicano, quando fala de recursos. É um presidente que não mede distância para ajudar o povo”.

O vereador criticou ainda questões estaduais da área da cultura, de recursos humanos, dos trabalhadores terceirizados, as questões trabalhistas e o setor de infraestrutura. “Já no Recife, a Educação também tem bons resultados. Conta com o programa Escola no Grau, com escolas de qualidade, tendo energia elétrica própria. Todos os alunos receberam tablets. Em 40 anos, o Recife construiu 6500 creches. Somente em quatro anos, o prefeito pretende criar as mesmas 6500. Já foram criadas 3800. Cerca de R$ 200 milhões foram investidos em 200 unidades de creches. O Recife é hoje um canteiro de obras”.

A vereadora Aline Mariano (PP) pediu aparte e disse que as pesquisas só comprovaram o que ela já sabia. Afirmou ainda que a comparação entre a gestão da governadora e a do prefeito é feita porque “aqui no Recife nós estamos no centro das discussões. O Recife não diverge do resto do Estado. Vejamos a questão da violência. Sentimos na pele. Estamos na contramão".

 Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 15.08.2023.