Rinaldo Junior salienta articulação por serviço em rua de Dois Unidos e pede reunião com Secretária de Saúde do Estado

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (28), o requerimento nº 8.685/2023, de autoria do vereador Ronaldo Lopes (PSC), que solicita à Autarquia de Urbanização do Recife (URB) a autorização de serviços de drenagem e pavimentação na rua Mamede Coelho, no bairro de Dois Unidos. Durante a discussão na reunião plenária, o vereador Rinaldo Junior (PSB) subiu à tribuna para se posicionar a favor do pedido e lembrar o trabalho da sua equipe na apresentação de requerimentos sobre o mesmo tema, além de diligências feitas por seu mandato para cobrar que as obras saiam do papel. Outro assunto abordado pelo vereador, na reunião, foi o Núcleo de Desenvolvimento Integral do Recife (NDI), de Areias.

Os pedidos de pavimentação de Rinaldo Junior foram aprovados na Câmara por meio dos requerimentos nº 12.225/2022 e nº 8.134/2023, direcionados à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). Segundo o parlamentar, o Executivo municipal confirmou que os serviços devem ser realizados em breve.

“Além de aprovar o requerimento em novembro do ano passado, eu tive a oportunidade de estar junto com os secretários de infraestrutura, os diretores e os gerentes, na própria rua. A gente conversou com o pessoal da Emlurb e garantiu que essa rua entrasse em um projeto, garantiu que recursos fossem aprovados para que essa rua saísse do papel, fruto de muita articulação”, relatou. “Na semana retrasada, eu tive a certeza de que essa rua já tem um projeto, já tem um recurso, e está prestes a sair”.

Em aparte, o vereador Hélio Guabiraba (PSB) ressaltou que, além de aprovar requerimentos, os vereadores precisam promover as articulações necessárias para que os serviços e obras solicitados pela população sejam concretizados. “A gente sabe da importância que tem o requerimento que é colocado nesta Casa. Mas a importância maior é, como Vossa Excelência diz abertamente, ter a capacidade de juntar a sua equipe e ir até secretário, sentar à mesa, e discutir com ele qual é a melhor forma de concluir essa obra”.

Idosos - O vereador Rinaldo Junior retornou à tribuna, em outro momento da reunião. Informou que está com um requerimento assinado por 27 vereadores pedindo uma reunião com a secretária de Saúde do Estado, Zilda do Rego Cavalcanti, para tratar da reabertura do Núcleo de Desenvolvimento Integral do Recife (NDI), localizado no bairro de Areias. O NDI vai prestar assistência preferencialmente idosos e, também, ampliar o acesso a diversas especialidades fundamentais à reabilitação na rede de saúde municipal. O núcleo está fechado devido a uma questão judicial envolvendo a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado, que reivindicam a inauguração da obra.

“Há meses que aquela unidade de saúde está fechada devido a uma guerra judicial; e o usuário recifense precisando do serviço. É uma guerra judicial patrocinada pela governadora Raquel Lyra, que parece não ter fim. Há dois meses apresentamos um pedido de reunião semelhante. Fomos eu, a vereadora Aline Mariano (PP) e o vereador Gilberto Alves (Republicanos). Mas a secretária Zilda Rego Cavalcanti marcou e desmarcou. Mas eu não me canso”, disse. Ele afirmou que ainda hoje irá à sede da Secretaria de Saúde do Estado para protocolar o novo pedido. “Desta vez, são 27 vereadores pedindo. Faço um apelo para que a secretária nos receba”.

De acordo com o vereador Rinaldo Junior entre os vereadores que assinam o requerimento há os que fazem oposição e também os que apoiam a governadora Raquel Lyra. “Com a unidade de saúde fechada, 7.500 atendimentos já deixaram de ser feitos. Quem sai perdendo é a população”, afirmou.

A vereadora Aline Mariano pediu aparte e manifestou a sua indignação pelo fato de a secretária Zilda do Rego Cavalcanti ter negado o pedido de reunião que ela fez em conjunto com os outros dois vereadores. “Foi muito estranho a negação. Afinal, somos três vereadores, e pedimos a reunião na condição de representamos do Poder Legislativo Municipal. Será que três vereadores são menos importantes que 27?", questionou.

Clique aqui ou aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 28.08.2023.