Ronaldo Dalcin é o mais novo cidadão do Recife

Uma das mais importantes comendas concedidas pela Câmara Municipal, o Título de Cidadão do Recife, foi entregue em reunião solene realizada na noite desta quinta-feira (3), ao empresário do mercado segurador, Ronaldo Dalcin, presidente do Sindicato das Seguradoras do Norte e Nordeste. “Esta honraria é destinada apenas a quem tenha alcançado destaque em atividades culturais, políticas, científicas e sociais, interferindo diretamente na realidade do município, prestando serviços relevantes à cidade e a sua população. Eu gosto de ressaltar que poucos farão jus a esta honraria. Afinal, não é fácil ser merecedor dela”, ressaltou o vereador Zé Neto (PROS), autor da homenagem.

A solenidade foi presidida pelo vereador Hélio Guabiraba (PSB), que compôs a mesa com o vereador autor da proposição; o homenageado Ronaldo Dalcin; a professora Ângela de Paula; o vice-presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de Pernambuco, Newton Bandeira; e o diretor do Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Norte e Nordeste (Sindsegnne), Carlos Luna. Após a execução do Hino Nacional, o vereador Zé Neto ocupou a tribuna e fez suas considerações. Ele ressaltou que vários critérios são exigidos para se receber o Título de Cidadão do Recife: “É preciso ter visão de futuro, saber viver em comunidade e buscar interferir no meio, de forma a assegurar qualidade de vida para todas e todos. É preciso ter amor pela cidade”. Em seguida, ele observou que Ronaldo Dalcin preenchia todos os critérios para merecer a homenagem.

“Para ser cidadão do Recife é preciso ser informado o suficiente para saber que os rios Capibaribe e Beberibe se unem para formar o Oceano Atlântico; que nós temos a maior avenida em linha reta da América Latina e ainda que o Recife tem o maior bloco de carnaval do mundo, o Galo da Madrugada”, brincou o parlamentar, ressaltando afirmações que comumente são ditas por recifenses. Zé Neto afirmou que o Recife se engrandecia, ainda mais, ao acolher Ronaldo como seu mais novo filho e que era uma satisfação “entregar ao Recife um cidadão a sua altura, capaz e empenhado em colaborar para o desenvolvimento socioeconômico da cidade”.

O vereador  contou que Ronaldo Dalcoin é natural do Rio Grande do Sul e que está na capital pernambucana há 11 anos. “Ronaldo é casado há 24 anos com Carmem, e é pai de Lucas”, ressaltou. Graduado em comércio exterior,  o homenageado tem MBA em Liderança e Coaching e é também responsável pela diretoria Comercial Nordeste da Tokio Marine, estando à frente de seis estados nessa região. Além disso, é também presidente do Sindicato das Seguradoras do Norte e Nordeste (Sindseg NNE), desde 2019.  

“Comandando o órgão que reúne 12 companhias seguradoras associadas e com abrangência em 13 estados – Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas, Acre, Roraima, Amapá e Rondônia, Ronaldo Dalcin tem focado em difundir a cultura do seguro para a sociedade como um todo”, disse Zé Neto. Ele falou ainda da importância do mercado segurador para o desenvolvimento econômico e  apresentou alguns números do setor. “Mas, o mercado segurador não movimenta apenas a economia. É fundamental que o poder público entenda que pode utilizar o setor para impulsionar o desenvolvimento do país como um todo, inclusive social”.

O parlamentar ressaltou o papel de Ronaldo Dalcin como gestor e líder, e disse ter certeza do “seu empenho em tornar a nossa cidade economicamente mais desenvolvida e socialmente mais justa. Por todo o papel que exerce na sociedade recifense, como um líder nato, capaz de transformar e influenciar pessoas a mudarem a nossa cidade para melhor, é que passo a Ronaldo Dalcin o Título de Cidadão Recifense, com a convicção de que a nossa cidade se torna ainda maior a partir da adoção deste novo filho”.

Após o discurso, o vereador entregou o diploma e a respectiva medalha, que compõem o Título de Cidadão, a Ronaldo Dalcin. Em extensão à homenagem, o presidente da solenidade, Hélio Guabiraba, convidou a a esposa do vereador Zé Neto, Nani, para fazer a entrega de flores à esposa do homenageado, Carmen Dalcin. Na sequência, o mais novo cidadão recifense, ocupou a tribuna e fez suas colocações. “No dia 3 de julho de 2012, iniciava-se uma nova história em minha vida e na vida de minha família. Nós nos estabelecemos no Recife. O acolhimento foi a característica principal que fez com que nos sentíssemos em  casa. Desde então evoluímos como profissionais e como seres humanos”, afirmou Ronaldo Dalcin.

Ele agradeceu ao vereador Zé Neto pela entrega do Título e elogiou a atuação do vereador no Legislativo Municipal, sobretudo na defesa das bandeiras do mercado de seguro. “E quando o tema é seguro, não falo somente como profissão, mas também como instrumento para tecer novos caminhos”. Ronaldo disse que “nesse novo caminho, há mais de 10 anos, o Recife se tornou a minha residência. É aqui onde escrevo mais um capítulo de minha história e onde tenho orgulho de receber esta cidadania. Eu já me sentia recifense de fato e agora, sou, de direito”.

Em seu discurso, ele relembrou passagens de sua vida, desde a época de jovem estudante em Porto Alegre, as dificuldades enfrentadas na formação, até chegar ao Recife. “Aqui, eu e o que tenho de mais caro, que é a minha família, fomos recebidos de braços abertos por este povo que admiramos tanto. Toda a minha luta culmina com este momento de hoje, quando recebo este Título. Hoje, eu me sinto muito feliz”. Após o discurso, o presidente da reunião solene, Hélio Guabiraba, convidou a todos para acompanharem o Hino da Cidade do Recife.

 

Em 03.08.2023.