Servidores da Alepe e da Câmara do Recife participam da campanha de doação de sangue

Durante todo o dia desta terça-feira (29), doadores de sangue puderam cumprir esta nobre missão participando da Campanha Doar para Salvar – uma parceria da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Câmara Municipal do Recife e outras instituições. O comparecimento dos voluntários ao posto instalado no hall da Biblioteca da Alepe comprovou a força da união em prol do bem comum.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), celebrou a junção dos poderes legislativo estadual e municipal para o êxito da Campanha.  “Doar para Salvar é o tema certo porque, de fato, a gente consegue salvar vidas com a doação de sangue”, afirmou. A opinião foi compartilhada com o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB). Ele também destacou que a iniciativa mobiliza as pessoas e contribui com os estoques do Hemope. “Vamos doar sangue. Sangue é vida”, ressaltou.

Para o vereador Eriberto Rafael (PP), primeiro-secretário da Câmara do Recife, a Campanha é um incentivo à conscientização social. Ele é formado em biomedicina e destacou que “é extremamente importante a gente conscientizar as pessoas sobre a doação de sangue”. Disse, também, ser fundamental  que essa iniciativa atinja muitas outras pessoas que se comprometam com a causa.

Vale salientar que o Hemope promove campanhas externas e o atendimento na instituição de segunda a sábado, das 7h15 às 18h30. A assistente social da Captação de Doadores, Mônica Assunção, lembrou que, neste caso, pode-se agendar através do telefone: 0800-081- 1535 ou ir até a instituição e entrar na fila. De uma forma ou de outra, o processo não é demorado e possibilita o mais importante: um único doador pode salvar de três a quatro vidas.

Para doar sangue –  A doação de sangue pode ser feita por pessoas com idades entre 18 e 60 anos.  Os menores de idade, a partir de 16 anos, devem estar acompanhados de um responsável legal. Já os adultos maiores de 60 precisam constar como doadores do Hemope. Os voluntários precisam ter mais de 50 quilos, estar bem de saúde, comparecer alimentado, apresentar documento oficial com foto e não estar gripado. O prazo para nova doação é de três meses para homens e quatro meses para mulheres.

Em 29.08.2023