Solene destaca a Semana da Pessoa com Deficiência

Na manhã desta sexta-feira (25), A Câmara Municipal do Recife promoveu uma reunião solene em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência. O evento ocorreu no plenário da Casa, numa iniciativa do vereador Hélio Guabiraba (PSB). A Semana segue até o próximo dia 28 e tem como tema a acessibilidade, segurança e autonomia da pessoa com deficiência. Na ocasião, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Recife (COMUD/Recife) foi homenageado. O vereador Ivan Moraes (PSOL) presidiu a solenidade.

O COMUD/Recife foi instituído pela Lei Municipal nº 17.247, em 27 de agosto de 2006 e é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos, da Prefeitura do Recife. Assim, tem como finalidade acompanhar a implantação e implementação da Política Pública Municipal de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência e promover a defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Hélio Guabiraba ressaltou que o dia da solenidade na Câmara Municipal do Recife representa um momento muito importante e que participou da 22ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência do Recife. “Eu tenho certeza de que tudo que foi feito até agora em nossa cidade, e no Brasil, ainda é pouco e precisamos avançar muito mais. Tudo o que está conquistado, até hoje, foi aberto um caminho. Participei da abertura da 22ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência do Recife, na última terça-feira (22), representando a Câmara Municipal do Recife. Na ocasião, ouvi e vi de perto as demandas das pessoas. A Semana faz parte da vida do Recife e todo ano são realizadas atividades para informar os direitos das pessoas com deficiência”.

O parlamentar ressaltou que as pessoas que não têm deficiência poderiam procurar entender mais das necessidades das pessoas que possuem, garantindo, assim, uma maior representação. Ele também fez destaque aos conselheiros do COMUD/Recife.  “As pessoas que não possuem deficiência deveriam, também, fazer parte dessas ocasiões para incorporar a luta, brigar e representar todos porque vocês precisam estar sempre acobertados. Esse é um momento, também, para homenagear os conselheiros que precisam ser vistos com carinho e respeito todos os dias. Estarei sempre em defesa da pessoa com deficiência”.

Ledja Cibelle, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, agradeceu a Hélio Guabiraba pelo reconhecimento e recordou uma ação do parlamentar que vendeu pinturas feitas por autistas aos demais parlamentares da Casa. “Nunca tivemos a oportunidade de estar aqui, enquanto Conselho da Pessoa com Deficiência. Nada do que eu for falar vai expressar o tamanho do agradecimento. Lembro de uma iniciativa do vereador Hélio Guabiraba com pessoas autistas, onde eles puderam se expressar por meio de pinturas, e Guabiraba vendeu todas aos demais parlamentares.  Achei uma ação ímpar e outras podem ser realizadas. O desejo do segmento é ter uma pessoa com deficiência aqui, nessa Casa, como vereador. É diferente porque só a gente sente na pele as dificuldades. Muito obrigada, Hélio Guabiraba, por esse momento”.    

Ana Rita Suassuna, Secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Política sobre Drogas, confessou que estava muito feliz em poder participar da solenidade, que reconhece o compromisso dos conselheiros do COMUD/Recife e que o momento no país era o de garantir recursos permanentes e continuados para a política da pessoa com deficiência.   “Recife é uma cidade desigual, mas que temos trabalhado na gestão do prefeito João Campos arduamente para a redução da desigualdade e inclusão das pessoas. A gente faz a Semana para marcar o campo de atuação do segmento e está acontecendo, nesse momento, o lançamento do Plano de Acessibilidade das Bibliotecas da Paz da Cidade do Recife. São momentos festivos, mas, também, para demarcar a luta da pessoa com deficiência. Acredito que temos uma oportunidade, no Brasil, de garantir um sistema das políticas de direitos humanos como um todo, e o país pode avançar para ter recursos permanentes para essas políticas como o SUS [Sistema Único de Saúde]. Sabemos da luta dos vereadores, todos têm um papel fundamental, até porque a política pública tem que ser normatizada por meio de leis”.

Paulo Fernando, gerente da Pessoa com Deficiência do Recife, parabenizou a Casa de José Mariano por disponibilizar intérpretes de Libras nas reuniões da Câmara e pelo fato dos homenageados terem recebido um diploma com o texto em Braille. Ele também enfatizou a luta da pessoa com deficiência e citou propostas durante a realização da Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizada no último dia 22.

“Parabéns à Câmara Municipal do Recife porque essas ações fazem parte da acessibilidade comunicacional. Assegurar às pessoas cegas o acesso ao conteúdo, por meio do sistema Braille que foi criado por um cego, um francês, Louis Braille, e que hoje é mundialmente utilizado. Parabenizo também as intérpretes de Libras presentes na Casa, assegurando a comunicação. Falar da acessibilidade é a gente pensar em romper com as barreiras da tecnologia.  Na Conferência, por exemplo, saímos com propostas futuras, a exemplo da criação do Plano Municipal da Pessoa com Deficiência do Recife, trazer as secretarias para a construção e estabelecer dotação orçamentária. Discutir acessibilidade não é só durante a realização da Semana. Tem que ser um debate permanente até que a gente consiga a plena inclusão,  rompendo todas as barreiras”.

Ao finalizar o evento, Ivan Moraes destacou a importância da causa e a necessidade da visibilidade para as pessoas. “Não poderia deixar de estar presente nessa reunião solene e continuo junto com vocês. A aquisição das intérpretes de Libras na Câmara é recente, os banheiros já tiveram algumas mudanças e alterações. Vamos avançar cada vez mais, na medida em que vocês estiverem aqui. Ninguém garante direito para quem não existe. Para conquistar direitos, tem que superar obstáculos e se fazer perceptível, especialmente em ambientes públicos. Termino o evento lendo um texto que fiz sobre a importância da gente se reconhecer: (...) Veja como pessoa, entenda como pessoa, trate como pessoa, perceba a pessoa. Seja”.

Lista dos Conselheiros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Recife – COMUD/Recife homenageados (as):

Ledja Cibelle Albuquerque Dantas

Alexandre Ferreira da Silva

Ana Maria Costa Magalhães

Andrea Silveira Mascarenhas

Arenilda Duque da Silva

Armanda Costa Martins

Bruna Alves Machado da Silva

Emídio Fernando Costa

Felipe Leonardo Ferreira 

Georgina Marques da Silva

Hemi Monique Vilas Bôas

João Helder Pereira Pontes

José Diniz Júnior

José Roberto Dias

José Vitor do Nascimento

Kilma Marques Coutinho

Lenilson Vitório da Silva

Lucas Estevão

Marcelo de Carvalho Pedrosa

Maria Afra Nunes Guedes

Maria de Fátima Lira Menezes

Maria Eduarda Lima de Carvalho

Maria Thereza  Antunes

Nadja Medeiros

Osmar Camilo Valença

Paula Izabel de Oliveira

Paulina Maria Cardoso Meira

Paulo Fernando da Silva

Ricardo José  Siqueira Laurindo

Roberto de Lima Barros

Roderick Gomes Pereira Júnior

Ronaldo Heleno do Nascimento

Sondja de Souza Beirão

Sônia Maria da Silva

Sueli Cristina dos Santos

Susana Azevedo M. de Mesquita

Thiago Saúde Dantas

Waldenice Maria de M. Pereira

Wilton Antônio Batista de Oliveira

Francisco Ferreira da Silva Filho

Osmar Ricardo

 Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 25.08.2023