Solenidade homenageia 80 anos da Unicap e 800 anos de criação dos presépios
A presidente da solenidade foi a vereadora Elaine Pretas Juntas (PSOL). Além dela e da vereadora autora da iniciativa, a mesa solene foi composta pelo reitor da Unicap, padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira; o vice-superior do Convento de São Francisco, frei João Pedro; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação em Inovação da Unicap, Valdenice José Raimundo; o guardião do Convento de Santo Antônio do Recife, frei Edilson; e o membro da Coordenação Executiva do Fórum Diálogos da Diversidade Religiosa de Pernambuco, Sandro Padma Sila. O Hino Nacional, de praxe nessas reuniões, foi executado por Thais Lima (voz), Alexandre D´lamare (saxofone) e Percy Marques (violão), membros do MPB Unicap.
Em seu discurso de saudação, a vereadora Cida Pedrosa começou falando da Unicap. “Nessas oito décadas de existência, manteve-se firme contra os mais diversos tipos de opressão e mantém um legado pelos direitos humanos”. Ela acrescentou que a instituição de ensino é “fruto de um projeto educacional trabalhado por padres jesuítas e leigos, que lutam pela democracia e pela sociedade plural, libertária e que bebe na fonte de dom Helder e do papa Francisco, orientando-se por Evangelhos que não oprimem, mas que buscam o que há de melhor dentro das pessoas”.
Cida Pedrosa ressaltou que o outro objetivo da solenidade era celebrar os 800 anos do primeiro presépio. “Conta-se que nessa tradição cristã, que eu sigo, o primeiro presépio teria sido montado por São Francisco, para explicar aos camponeses a importância do nascimento de Jesus”. A parlamentar observou que à época Francisco estava vindo de Roma “onde foi negociar com o então papa para que pudesse viver com seus amigos o Evangelho de forma radical, através do qual pudesse construir-se como religioso junto com as pessoas”. A vereadora observou que Francisco “queria construir o Evangelho para o povo e com povo. Ele sabia que fazíamos parte de uma mesma seara: homens e animais, na terra de Deus”.
A vereadora avaliou que as duas homenagens que estava realizando se justificavam e se irmanavam “no primeiro papa jesuíta da história, chamado Francisco”. Após o discurso, um vídeo em homenagem à Unicap foi exibido no telão do plenário e, em seguida, Cida Pedrosa fez a entrega de uma placa à Universidade, representada pelo reitor, padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira; e outra ao Convento de São Francisco, na pessoa do vice-superior do Convento, frei João Pedro.
Na sequência, o reitor da Unicap fez o discurso de agradecimento, pela instituição e disse que a solenidade era “uma homenagem singela”, manifestou gratidão à vereadora Cida Pedrosa e afirmou que “a Unicap é uma universidade em constante construção”. O padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira disse que a Unicap, “localizada no coração do Recife, cidade de rebeliões libertárias, chega a oito décadas recebendo a homenagem de reconhecimento público. Agradecida, reafirma compromissos com a cidade e com a cidadania, na Casa do povo, em novo contexto, bastante desafiador e complexo, de reconstrução do País e união do povo brasileiro”.
O reitor padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira disse que a Unicap “precisa dar passos com o Brasil em compasso com o projeto de uma sociedade sustentável social, ambiental e economicamente, segundo as políticas públicas de inclusão e as oportunidades para todas as pessoas”.
Um vídeo do frei César, guardião do Convento de São Francisco, também foi exibido e, ao final, o frei João Pedro foi convidado a ocupar a tribuna e fazer suas considerações. “É com grande alegria e satisfação que representamos a amada província de Santo Antônio do Brasil nesta solene reunião. Aproveito o ensejo para agradecer o apoio e a parceria da Unicap e dizer do bem que a mesma tem feito à sociedade”. Falando em relação aos 800 anos do primeiro presépio, disse que foi feito no “terceiro ano antes de sua morte, no dia do Natal do Senhor”. São Francisco teria pedido a um senhor chamado João, residente na cidade italiana de Greccio, no ano de 1223 para que ele fizesse o presépio conforme ele iria ditar, para comemorar o Natal.
Outro religioso que também fez discurso foi o budista e membro da Coordenação Executiva do Fórum Diálogos da Diversidade Religiosa de Pernambuco, Sandro Padma Sila. Ele agradeceu o convite para participar da solene e disse acreditar que sua presença mostrava o quão aberta era a universidade para o diálogo. “Afinal, faz quase 11 anos que construímos o diálogo da diversidade religiosa. E a Unicap está presente até hoje”. Ele defendeu a existência de um estado laico, democrático, “que respeite a nossa diversidade religiosa”.
No encerramento, a cantora Sorama Reis fez uma apresentação musical. A presidente da solenidade, vereadora Elaine Pretas Juntas fez as suas considerações finais e convidou a todos para acompanharem o Hino da Cidade do Recife.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 24.08.2023.