Tadeu Calheiros elogia Portal da Transparência e detalha condições do Laboratório Julião

Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (21), o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) elogiou o Portal da Transparência da Prefeitura do Recife, considerado o segundo melhor do Brasil, por demonstrar as necessidades de profissionais biomédicos e analistas clínicos no setor da saúde. Ele também falou sobre as condições do Laboratório Municipal Julião Paulo. “É uma luta pela melhoria da saúde da cidade do Recife”.

O parlamentar disse que a política é feita de escolhas, que é preciso escolher a eficiência nos serviços essenciais para que haja um pronto funcionamento e destacou a funcionalidade do Portal da Transparência. “E temos que acreditar no que está posto pelos dados oficiais. Tendo dito isso, eu quero elogiar o Portal da Transparência da Prefeitura que está com as informações publicadas. Fomos acessar os dados para trazer o conteúdo e está posto lá, no Diário Oficial do Recife na edição 58, de 11/05/2023, que atesta a necessidade de 11 biomédicos e 11 cargos para analistas clínicos".

Tadeu Calheiros explicou a situação do laboratório Municipal Julião Paulo frisando que é preciso haver melhorias nos equipamentos da unidade de saúde. “Temos o laboratório municipal Julião, com excelentes profissionais, mas não tem o número adequado nem a maquinária adequada para trabalhar. Temos um gasto duplo porque estamos há um ano terceirizando os resultados dos exames do próprio centro de diagnóstico laboratorial do Recife. Os exames chegam no Julião, ali se faz a triagem, mas muitos desses exames são mandados para laboratórios privados para que possam fazer os exames e voltar para a rede municipal. Ou seja, não estamos otimizando a nossa rede. E para que a gente otimize é preciso investir em material. Estamos ajudando a apontar as próprias necessidades que o Portal demonstra, de forma pública, para que o prefeito possa tomar a decisão Executiva de investir no nosso laboratório central”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 21.08.2023