Tadeu Calheiros fala sobre o Dia Nacional de Combate ao Fumo

Celebrado anualmente em 29 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo foi lembrado na tribuna da Câmara do Recife pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos), durante a reunião plenária desta terça-feira (29), quando o parlamentar também chamou a atenção para um projeto de lei que trata sobre a temática e está tramitando nas comissões. O projeto de lei número 215/2021, dispõe sobre ações de conscientização acerca dos malefícios do cigarro eletrônico nas escolas e nas universidades da rede municipal pública e privada. “É importante fazermos esse alerta aos jovens de que o cigarro faz um mal danado à saúde”, disse.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. A data é celebrada no Brasil desde 1986, e inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva. 

Segundo o vereador, vive-se uma “pandemia do cigarro eletrônico” entre os jovens. “Esse tipo de cigarro faz mais mal do que os cigarros convencionais. E é importante fazermos esse alerta aos jovens porque eles são o público alvo desse mercado, tendo em vista que os mais velhos, infelizmente, já estão consolidados com o seu vício com o cigarro tradicional ao longo de décadas”, pontuou. 

Agosto dourado - Um outro tema abordado pelo vereador ainda durante o pequeno expediente da reunião plenária foi a campanha do Agosto Dourado, em alusão à Semana Mundial de Amamentação. Tadeu Calheiros destacou o trabalho feito pelos bancos de leite da cidade. “Eles fazem um brilhante trabalho de orientar a amamentação e a captação de leite humano. Sabemos a importância disso para o crescimento e desenvolvimento da saúde da criança”. 

Clique aqui para assistir no TV Câmara do Recife. 

Em 29.08.2023