Victor André Gomes cobra atenção a faixas azuis e pede aliança por mobilidade no Recife

A falta de avanços na política de mobilidade urbana da capital foi o tema de um discurso proferido pelo vereador Victor André Gomes (União Brasil) na tribuna da Câmara do Recife, durante a reunião plenária terça-feira (29). Na ocasião, o parlamentar solicitou o atendimento de quatro requerimentos de sua autoria que pedem atenção às faixas azuis municipais, como os corredores exclusivos de ônibus são conhecidos. Ao plenário, ele também defendeu uma união de esforços entre a Prefeitura e o Governo do Estado em prol da mobilidade do Recife.

Em seu pronunciamento, Gomes fez menção aos requerimentos de números 6.074/2023 e 6.079/2023, 6.623/2023 e 6.622/2023. Os três primeiros pedem a pintura das faixas azuis já existentes nas avenidas Domingos Ferreira, Conselheiro Aguiar e Antônio de Góes, respectivamente. Já o requerimento número 6.622/2023 pleiteia um estudo técnico de implantação de faixa azul na avenida Boa Viagem, no trecho que percorre da divisa de Jaboatão com Recife até a Pracinha de Boa Viagem.

“A faixa azul tem como objetivo melhorar o fluxo de ônibus, proporcionando mais fluidez e estimulo à população ao uso desse transporte público, que tem capacidade de transportar muito mais passageiros que os veículos convencionais”, explicou o parlamentar. “Além disso, é comprovado pela própria Prefeitura do Recife que a faixa azul proporciona um ganho de velocidade média dos ônibus de 56%”.

Victor André Gomes repercutiu, ainda, um estudo encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) que indicou que 36% da população brasileira passa mais de uma hora diária no transporte. Segundo ele, a situação na capital pernambucana é especialmente preocupante e necessita da atenção conjunta de todos os entes envolvidos.

“É muito tempo perdido no deslocamento que se tem na cidade do Recife. Eu tenho certeza absoluta de que quem veio da Zona Norte hoje enfrentou, além de diversos sinais com problemas, problemas estruturais da nossa mobilidade. A gente precisa fazer esse juízo, essa autocrítica, e observar que não se evoluiu em mobilidade na nossa cidade nos últimos 12 anos”, disse. “Eu faço um apelo para que o Poder municipal, o prefeito do Recife, junto com o Governo do Estado, possam se dar as mãos para que, juntos, possam convergir na melhor solução imediata para melhorar a mobilidade da nossa cidade”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 29.08.2023