Advogada Renata Berenguer recebe Medalha de Mérito Olegária Mariano
A Medalha de Mérito Olegária Mariano é, junto com a Medalha de Mérito José Mariano, a mais alta comenda oferecida pela Câmara do Recife. Seu nome homenageia a abolicionista recifense que, no século XIX, apoiava pessoas escravizadas que fugiam e lutou pelo fim da escravatura no Brasil.
Na ocasião, Paulo Muniz destacou a atuação da homenageada em entidades como o Grupo Mulheres do Brasil e a seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE). Na OAB-PE, Berenguer é diretora do Tribunal de Ética e Disciplina e vice-diretora geral da Escola Superior de Advocacia. “Renata é uma jovem advogada, professora, entusiasta do direito, entusiasta do direito das mulheres, do direito das minorias. Representa uma nova geração de advogados, milita na OAB. Eu acho que, para o nosso Estado, vem uma safra de mulheres que vão ocupar os seus espaços e vão cobrar os espaços devidos a elas. E eu acho que Renata está na cabeceira desse movimento”.
Para Renata Berenguer, a concessão da honraria tem um significado especial por conta da simbologia que o nome de Olegária Mariano carrega. Ela definiu a gratidão como sentimento principal ao receber a homenagem. “Principalmente, pelo sentido da medalha, que leva o nome de uma pessoa tão importante, uma ativista que trabalhou na defesa dos direitos humanos, essa pauta em que eu acredito tanto e luto diariamente”.
Berenguer não deixou de salientar algumas das atividades que realiza no contexto da OAB-PE. “Hoje, a gente consegue direcionar o trabalho da OAB na defesa do Estado Democrático de Direito e na defesa dos direitos humanos. A gente trabalha ativamente promovendo eventos e palestras em várias frentes, com conteúdos diferentes que contribuam para que a gente consiga formar uma sociedade melhor”.
Além de Romerinho Jatobá, Paulo Muniz e Renata Berenguer, compuseram a mesa do evento o presidente e a vice-presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins e Ingrid Zanella.
Ao final do evento, Romerinho Jatobá enalteceu a trajetória da homenageada. “Sei da sua luta e de toda a sua história. as batalhas que você tem travado. Você luta, a cada dia, para fazer daqui um lugar melhor. Tenho certeza de que, cada um fazendo a sua parte, a gente consegue”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 27.09.2023