Aline Mariano faz alerta sobre condições do transporte público
A parlamentar detalhou as queixas das pessoas, anunciou que irá fazer uma audiência pública e montar uma Comissão. "A estação escolhida pela nossa equipe para fiscalização foi a Joana Bezerra e os relatos que foram ditos são os mais absurdos possíveis. Muitos deles de assédio sexual dentro dos vagões dos trens contra mulheres. Junto a isso, a demora na espera da linha do metrô, tarifas altas, vagões sem ar-condicionado. Os trens e as estações estão totalmente deterioradas com sujeira e o acúmulo de poeira tomam conta do teto dessas estações. As placas eletrônicas que deveriam indicar as linhas do metrô e o tempo de aproximação do trem estão todas quebradas e uma verdadeira multidão disputando um pequeno espaço para descer na escada rolante. Vamos fazer uma audiência pública e montar uma comissão com parlamentares para tratar do problema”.
Aline Mariano citou que acompanhou entrevista da governadora do Estado, na TV Globo, sobre a possível concessão do metrô a Pernambuco e lamentou a condução da situação. “A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, afirmou que está buscando junto ao Governo Federal a concessão do metrô. Ou seja, o Estado tem pretensão de assumir a gestão do metrô desde que haja um financiamento de contrapartida na ordem de R$ 2 bilhões de reais e que sejam estabelecidas concessões privadas para esse modal de transporte. A governadora que dá entrevista é a mesma que durante o período de campanha disse que iria melhorar o transporte público da Região Metropolitana do Recife a partir do seu primeiro dia de governo. O que estamos vendo, na prática, são 200 ônibus a menos circulando na Região Metropolitana, o que ocasiona cenas como a que registramos lá na Joana Bezerra: um homem espremido na porta traseira do ônibus como se fosse um objeto”.
No aparte, o vereador Rinaldo Junior (PSB) parabenizou Aline Mariano pelo assunto em destaque e lamentou ações realizadas pelo governo estadual. “O governo retira direitos e não tem pena do trabalhador. No início do ano, travei uma batalha em defesa dos terceirizados que estavam sem receber salário por três meses e o empresário afirmou que o governo de Pernambuco não estava pagando as faturas. No início do ano, o governo Raquel Lyra anunciou que reduziu o tamanho dos contratos das empresas terceirizadas ocasionando mais de 8.000 demissões. E desde janeiro desse ano foram retirados das ruas 200 ônibus que vão fazer muita falta. Sabe o que vai acontecer? Centenas de milhares de pais de família irão perder o emprego e, novamente, isso explica muito porque Pernambuco é o estado do desemprego”.
Já Victor André Gomes (União Brasil) afirmou que o problema no transporte público da Região Metropolitana do Recife é antigo. “Sabemos que o caos que impera no transporte público da nossa cidade não é da gestão Raquel Lyra e sabemos, também, que planos de execução já deveriam existir. Tivemos o governo anterior que brigou constantemente com o governo federal em prol das iniciativas necessárias para o metrô do Recife e naturalmente isso foi sucateando. O caos não é só de agora e isso precisa ficar registrado porque a gente está trazendo esse debate aqui, para a Casa, e que não é da noite para o dia que se resolve o problema da mobilidade da cidade do Recife”.
Davi Muniz (PSB) afirmou que era preciso recordar que já houve iniciativas na Casa com o objetivo de melhorar o transporte público e que era preciso montar uma comissão para averiguar de perto a situação. “Por várias vezes procuramos soluções, mas estamos impedidos por conta de pessoas que se articulam. O vereador Alcides Teixeira (PSB) várias vezes defendeu o assunto do transporte público e não foi atendido. A gente precisa fazer uma comissão e eu gostaria de estar nela. Os 200 carros que estão para sair é por conta da fragilidade das linhas que empresários não conseguem manter", lamentou. " Precisamos fazer uma análise, visitar as linhas e entrevistar as pessoas que usam o serviço como os trabalhadores e estudantes. Muito pertinente esse assunto para a Casa do povo. É humilhante os carros cheios, pessoas passando situações difíceis dentro do metrô e nos ônibus”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 05.09.2023