Aline Mariano faz análises sobre o PAC, transporte público e coleta de lixo

A vereadora Aline Mariano (PP) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária desta terça-feira (12), para elogiar o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que ocorreu com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa, na última segunda-feira (11), no auditório da Faculdade de Ciência da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE). Em Pernambuco, o programa vai investir R$ 91,9 bilhões em obras e serviços. Já na capital pernambucana, o PAC vai beneficiar, neste primeiro momento, 27 obras e serviços. A parlamentar também aproveitou a ocasião e comentou questões sobre o transporte público e coleta do lixo.

“A boa notícia foi dada ontem pelo ministro Rui Costa, o que de fato é motivo de comemoração. Com certeza, o Recife já tem projetos prontos o que é o mais difícil. Não achem que é o recurso, mas é ter quem faça. O prefeito João Campos já mostrou que sabe fazer, então eu gostaria de pontuar o quanto vão ser importantes esses investimentos para a capital pernambucana”.

O segundo assunto destacado por Aline Mariano foi em relação ao transporte público. Ela lamentou as condições e de como o governo estadual está conduzindo o problema. “Para a minha surpresa, a governadora falou de forma tímida em relação a transporte público e ao metrô. Ela dizia que no primeiro dia de mandato resolveria a celeuma que hoje é o metrô no Recife. Estive pessoalmente, fiscalizando, e é um absurdo. É uma vergonha e nós precisamos nos indignar. O ministro disse que ainda vai fazer um estudo da viabilidade, e quando a governadora foi abordar sobre a questão, falou como se a pauta não fosse mais dela. Diferente nos debates em que ela dizia, de forma contundente, que se o Governo Federal não resolvesse, ela traria essa demanda para o Estado e resolveria. Na verdade, o povo não está preocupado qual será a gestão, mas ele quer é que o problema seja solucionado”.

A coleta de lixo no Recife foi o terceiro tema citado pela parlamentar. Ela defendeu que a cidade possui um serviço de regularidade. “Um vereador chegar a dizer que a cidade não é limpa, é algo irresponsável. Considero uma irresponsabilidade porque é feita, sim, a coleta nos pontos de confinamento. Os caminhões não chegam em algumas vielas e alguns becos aí ficam no ponto de confinamento para o recolhimento do lixo. Só na Conde da Boa Vista, por exemplo, são sete vezes por dia. Agora, a população precisa fazer a sua parte”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 12.09.2023