Ana Lúcia enfatiza Semana Municipal de Prevenção ao Retinoblastoma
“Nós estamos na semana da Campanha Nacional Contra o Retinoblastoma, juntamente com a Campanha Olho nos Olhinhos, idealizada pelo ex-apresentador de televisão, Tiago Leifert e sua esposa, Daiana Garbin, que têm a sua filha com o diagnóstico de retina. É uma doença que quanto mais a gente der publicidade, os pais fiquem atentos aos principais sintomas e mais rapidamente nós chegaremos ao diagnóstico. Essas crianças poderão ter um tratamento a essa doença muito séria. A gente precisa falar dessa política dentro da Secretaria de Saúde do município porque a divulgação é tudo”.
Ana Lúcia explicou alguns dos sintomas básicos do retinoblastoma e que alguns poderiam confundir como uma simples irritação. “Primeiro, é aquele fundo de olho branco quando se tira uma fotografia, o chamado “olho de gato”. É um sinal básico de que a criança poderá estar com um tumor por trás da retina. O estrabismo também. Então, essa campanha nacional De olho nos Olhinhos se soma ao projeto a lei que nós temos, no Recife, sancionado para que a gente possa trazer explicações, palestras e fazer encaminhamentos dentro das unidades de saúde. É importantíssimo que os agentes de saúde saibam como lidar com essas famílias. E é por isso que nós estamos nessa tribuna, repercutindo, porque quanto mais rápido você chegar à família, e ter esse diagnóstico, mais rápido essa criança terá o tratamento e poderá alcançar a cura”.
O segundo assunto abordado pela vereadora Ana Lúcia foi um pedido às vereadoras da Câmara Municipal do Recife no sentido de assinarem dois requerimentos, conforme foram deliberados na audiência pública onde foi discutida a ampliação de Delegacias da Mulher. “Os documentos sairão dessa Câmara assinados por todas nós, mulheres vereadoras. O primeiro requerimento solicita que o Núcleo de Apoio à Mulher do Ministério Público chame uma audiência pública com a participação do secretário de Defesa Social já que essa Casa convidou e ninguém compareceu, apenas as delegadas e delegados que respondem pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). O segundo documento é um Ofício à Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa para que também chame uma audiência pública em virtude da ampliação de delegacias da Mulher, no Recife, porque o caos continua. Recebemos a ligação de um conselheiro tutelar que estava há quatro horas esperando para fazer um Boletim de Ocorrência com uma mãe espancada e uma filha de 12 anos estuprada. Além de não existir um sanitário para que essa criança pudesse usar. Então, eu gostaria de pedir às colegas vereadoras que assinem esses dois requerimentos”.
Votos de aplausos ao CVV, ao GAC-PE e ao IMIP – Ana Lúcia voltou a ocupar a tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta terça-feira para discutir dois requerimentos de sua autoria, ambos aprovados pelo conjunto dos vereadores da Casa. Em um deles, de nº 10.604/2023, a parlamentar abordou mais uma vez a prevenção ao retinoblastoma, ao pedir voto de aplausos ao Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) e ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), pela realização da campanha “De Olho nos Olhinhos”.
A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre o retinoblastoma. Em seu discurso, Ana Lúcia argumentou que o ideal seria realizar um rastreio das crianças para promover o diagnóstico precoce – mas, diante das dificuldades para realizar essa busca, são importantes as iniciativas de informação sobre o Teste do Olhinho. “Se vier impresso no cartão de vacina da criança a importância do Teste do Pezinho e do Teste do Olhinho – que é lei no município do Recife – nós poderíamos tirar diversas crianças dessa estatística do diagnóstico com retino, que é uma doença grave. É uma doença que pode dar perda total da visão para a criança. Mas, se for diagnosticada precocemente, tem tratamento e cura”.
Já no requerimento nº 10.494/2023, a vereadora pediu voto de aplausos ao Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo seu trabalho exercido na prevenção ao suicídio. Em seu discurso, ela lembrou a passagem da campanha Setembro Amarelo, que busca dar atenção ao problema. “Quando a gente fala nessa temática, não pode deixar de destacar o trabalho prestado pelo CVV. O CVV trabalha de forma, a gente pode dizer, anônima, com voluntários que estão sempre a postos a ouvir as pessoas. Na maioria das vezes, o que aquela pessoa precisa é um ouvido”.
Em aparte, a vereadora Aline Mariano (PP) reiterou os elogios ao CVV e solicitou agilidade na tramitação do projeto de resolução nº 15/2023, de autoria de Ana Lúcia, que visa a instituir a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Emocional na Câmara do Recife. “Ai de nós se não fossem essas instituições que fazem um trabalho gigante acerca da saúde mental. É algo que tem me preocupado bastante, vereadora Ana, assim como a Vossa Excelência”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre requerimentos.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre votos de aplausos.
Em 19.09.2023.