Ana Lúcia repercute visita ao Mercado da Encruzilhada

A presidente da Comissão Especial para Acompanhar a Gestão dos Mercados Públicos, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) informou que, juntamente com os membros do colegiado e outros parlamentares, estiveram em visita no início da manhã desta terça-feira (5), ao Mercado da Encruzilhada, Zona Norte, que foi atingido por um incêndio no domingo (3). “Nós vamos nos debruçar no acompanhamento e acolhimento dos permissionários do local. Logo mais serão iniciadas as obras de requalificação dos 11 boxes atingidos. Além disso, os comerciantes que foram diretamente afetados irão receber um auxílio de R$ 3 mil, que será votado nesta Casa em regime de urgência”, disse, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife nesta manhã.

A vereadora Ana Lúcia ressaltou que a visita feita ao Mercado da Encruzilhada faz parte dos trabalhos da Comissão Especial para Acompanhar a Gestão dos Mercados Públicos, e contou com a presença de diversos vereadores e vereadoras para além do colegiado, “como uma grande comitiva”. Ela relembrou ter ido ao local ainda no domingo. “Mas estava na fase de rescaldo do incêndio. Hoje, adentramos as instalações do mercado e vimos a tristeza da situação de um equipamento público tão querido para nós. São 11 boxes que já estão interditados e logo mais será iniciada a obra de requalificação. Também conversamos com permissionários, que estão ansiosos por mais informações”, relatou. 

Segundo a parlamentar, o projeto de lei do Executivo de número 29/2023, que versa sobre o auxílio emergencial aos permissionários do Mercado da Encruzilhada que foram diretamente atingidos pelo incêndio e suspende temporariamente o pagamento da pecuniária do local, deve ser votado na próxima semana. “Ouvimos os permissionários que colocaram todos os seus anseios. O Conviva se comprometeu a, até a sexta-feira, o mercado voltar a funcionar na parte que não foi afetada pelo fogo. O prefeito também se comprometeu a colocar contêineres para que os comerciantes continuem realizando as suas vendas no Mercado da Encruzilhada”, afirmou. 

Como presidente da Comissão, Ana Lúcia garantiu que o colegiado “continuará atuando no que se refere ao projeto do Executivo que já está nesta Casa e nos comprometemos a votá-lo de forma emergencial na semana que vem. Também faremos ações em bloco para acompanhar essa requalificação para que o Mercado da Encruzilhada seja logo devolvido ao seu uso”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 05.09.2023