Câmara do Recife homenageia Rádio Jornal pelo aniversário de 75 anos
A solenidade foi presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que compôs a mesa com o vereador autor do requerimento; o deputado estadual, Eriberto Filho, representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco; e a diretora de Jornalismo da TV e Rádio Jornal, Mônica Carvalho; o diretor de Redação do Sistema Jornal do Commercio, Laurindo Ferreira; o coordenador de Esportes da Rádio Jornal e comunicador Aroldo Costa; o coordenador de Jornalismo, Victor Tavares. Após a execução do Hino Nacional, Eriberto Rafael ocupou a tribuna e fez o discurso de saudação, em que reconheceu que a Rádio Jornal, ao longo dos 75 anos de existência, tem se firmado com a marca do pioneirismo e da credibilidade.
O vereador Eriberto Rafael disse que a emissora “há muitos anos está presente no imaginário popular do povo pernambucano, especialmente com o seu slogan ‘Pernambuco Falando para o Mundo”. Ele lembrou que o empresário João Carlos Paes Mendonça foi quem permitiu que uma empresa “tão querida pela nossa gente pudesse dar um salto de qualidade” e observou que em 1987, João Carlos Paes Mendonça adquiriu e transformou o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, que abriga a Rádio Jornal.
“A programação no Recife atualmente é transmitida pelas frequências AM 780 e FM 90.3, havendo também a transmissão pelas unidades do interior, marcando presença a partir dos municípios de Limoeiro, Caruaru, Garanhuns, Pesqueira e Petrolina. Foi a primeira emissora da América Latina a colocar sua programação na internet. A sua programação prioriza a cobertura do jornalismo e dos esportes”, disse.
O vereador Eriberto Rafael ressaltou que “um time de repórteres, produtores, técnicos e profissionais de apoio que todos os dias se desdobram pra fazer a notícia chegar no cidadão, seja no carro, no radinho de pilha, no celular ou no computador. Um trabalho necessário de prestação de serviço, de informar o nosso povo sobre assuntos da política, de economia, saúde e cultura, ajudando os pernambucanos a exercerem plenamente sua cidadania com informação de qualidade. Já teve nomes importantíssimos como Geraldo Freire, o comunicador da maioria, com sua Super Manhã, e a nossa saudosa Graça Araújo e Gino César”.
Ele destacou antigos programas que foram sucesso de audiência, como o policial Bandeira Dois, e o programa Redator de Plantão, o primeiro jornal falado em Pernambuco. “Nos esportes, a Rádio Jornal, sem dúvida, marcou o jornalismo brasileiro e ganhou um lugar no coração dos torcedores do Santa Cruz, Sport e Náutico, dos nossos times do interior e dos esportes amadores, com o querido Escrete de Ouro, com mais de 50 anos de história embalados pelas marcantes vozes dos seus comunicadores”.
Eriberto Rafael citou vários nomes de profissionais e prestou homenagem especial àqueles que já morreram como Adilson Couto e os irmãos Mané e Roberto Queiroz. “Mas também faço uma menção ao ‘maior gol do mundo’, Aroldo Costa, aqui presente”. Além do jornalismo e dos esportes, segundo o parlamentar, a Rádio Jornal também reserva um espaço importante para cultivar a cultura, como no programa Mesa de Bar, “que alegrou nossos sábados com aquela conversa descontraída e boa música, e também, hoje, no novo formato, pelo amigo Ciro Bezerra, no Conversa Boa”.
Eriberto Rafael registrou, ainda que o Rádio é um veículo muito importante para a transmissão das informações. “As mudanças tecnológicas têm imposto grandes desafios aos veículos tradicionais, pela velocidade com que a notícia se propaga e mesmo pela forma de consumir notícia. Contudo, a nossa Rádio Jornal sempre esteve na vanguarda do bom jornalismo, inovando, experimentando, fazendo a informação chegar mais longe, com profissionais abnegados e uma diretoria que sempre buscou enxergar mais à frente. O povo recifense tem profundo respeito pela trajetória da Rádio Jornal que, ao longo desses 75 anos, nunca nos faltou no seu dever de informar, colocando sempre em primeiro lugar a responsabilidade social, sendo uma fortaleza da democracia, da justiça e um instrumento para construção de um mundo melhor”, disse.
Um vídeo foi exibido no telão no plenário da Câmara Municipal, registrando um breve histórico da Rádio Jornal e, na sequência, o deputado estadual Eriberto Filho também fez suas colocações. ”Hoje, temos o privilégio de nos reunir na Casa de José Mariano para celebrarmos um marco significativo na história do jornalismo pernambucano. Estamos aqui para homenagear os 75 anos da Rádio Jornal, uma instituição que representa o jornalismo, ético, verdadeiro e comprometido com a informação de qualidade”.
Eriberto Filho disse, ainda que “a Rádio Jornal é mais que uma frequência. Ela é uma voz que ecoa pelo estado, levando notícias que moldam nossa sociedade, que informam e conscientizam nossa população. Por 75 anos tem sido uma fonte de confiança, um farol em meio às tempestades de desinformação, que muitas vezes assolam o nosso cenário atual”. Com os avanços tecnológicos, disse Eriberto Filho, a emissora “continua a brilhar como pilar de credibilidade”. Ele acrescentou ainda quer era com orgulho que prestava, em nome da Assembleia Legislativa, a homenagem à Rádio jornal.
O vereador Eriberto Rafael fez a entrega de uma placa comemorativa à Rádio Jornal, no ato sendo representada pela diretora de Jornalismo da TV e Rádio Jornal, Mônica Carvalho. A diretora também ocupou a tribuna, para fazer o seu discurso. “É um orgulho para uma juazeirense-petrolinense estar, nesta data, celebrando o aniversário da Rádio”. Ela agradeceu pela homenagem e disse que nesses 75 anos, a Rádio Jornal “ocupa lugar de destaque no jornalismo brasileiro. Ela é pioneira, grandiosa, pernambucana e inovadora, mas é acima de tudo um meio de comunicação de massa, que traduz em sua plenitude o dever de transmitir informação com qualidade e responsabilidade. Esse é o dever de um veículo que tem concessão pública”.
Mônica Carvalho disse, ainda, que num mundo em constante ebulição, um veículo como a Rádio Jornal, “é imprescindível para a transmissão de informações de qualidade” e acrescentou que uma pesquisa constatou que o rádio é o veículo de maior credibilidade junto à população e observou que “é na imprensa livre onde a democracia encontra terreno fértil”. Finalizou dizendo que, na Rádio Jornal, o estado de Pernambuco “encontra defesa incondicional dos seus valores e dos seus interesses”.
No final, a presidente da solenidade, vereadora Ana Lúcia, fez as sus considerações finais, ressaltou a importância da Rádio Jornal e lembrou que a Câmara Municipal do Recife instituiu o Prêmio Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo - que anualmente presta reconhecimento a profissionais da área da comunicação. Ela convidou a todos para acompanharem o Hino da Cidade do Recife.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 27.09.2023.