Câmara do Recife participa da Campanha Setembro Amarelo

A Câmara Municipal do Recife está realizando em todos os prédios e anexos de sua estrutura administrativa, através do Setor de Saúde e a Divisão de Pessoal/Setor Psicossocial, uma campanha em favor da vida, dentro do mês dedicado à prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo. A ação consiste em atender pessoas e distribuir material de divulgação, inclusive mensagens de autoajuda, com sementes de girassol. Essa flor “tem sido usada como símbolo da felicidade e, por conta de sua cor vibrante, tem sido associada a entusiasmo, vitalidade e energia positiva”, conforme explica o panfleto entregue às pessoas.

O lema da Campanha do Setembro Amarelo deste ano é: “Se precisar peça ajuda” e o girassol é uma metáfora concreta e poética dessa ideia. “Nós escolhemos essa flor pelo movimento que ela faz em direção ao sol, todos os dias. E quando precisa de ajuda, fica pendente, mostrando que precisa de uma haste para ficar em pé. Assim são as pessoas, que precisam de ajuda”, disse a psicóloga Vanessa Mariano, uma das organizadoras da campanha na Câmara Municipal do Recife.

As outras duas organizadoras são as assistentes sociais Sandra Melo e Kássia Barbosa. Elas abordam os visitantes que chegam ao Poder Legislativo Municipal, assim como os servidores que chegam no horário de trabalho. As duas assistentes sociais explicam o que é a campanha, a importância de se pedir ajuda em momento de crise e depressão, e também entregam as sementes com a mensagem. “Há momentos de virar-se para a luz e mover-se conforme ela conduz. Há momentos de curvar-se agradecer. Mas todo dia é possível se reerguer e escolher viver”, diz a mensagem.

O servidor público Herbert Rego recebeu a mensagem e gostou da iniciativa. “Achei muito importante essa ação. Além de divulgar o programa do Setembro Amarelo, pode ajudar pessoas que se encontram em dificuldades emocionais. É preciso prestar atenção no comportamento das pessoas. Muita gente não tem forças para pedir ajuda num momento de depressão e quando essa pessoa encontra alguém que lhe estenda a mão e se oferece para ajudar, tudo fica mais fácil”, disse.

CVV —  O Centro de Valorização da Vida (CVV), fundado em São Paulo, em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.

No Recife, o telefone do CVV: 188

Endereço: Avenida Manuel Borba, 99/102 - Boa Vista

Horário: 24 horas


Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.


Em 12.09.2023.