Davi Muniz entrega Título de Cidadã do Recife a Iva Souza
A solenidade foi presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que compôs a mesa com o autor do Decreto Legislativo; a homenageada Iva das Neves Lima de Souza; o controlador Geral do Município do Recife, Ricardo Dantas; o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo; e o presidente do Sindicato dos Permissionários do Transporte Público Complementar de Pernambuco (Sinpetracope), Eduardo Emílio Faye. Após o Hino Nacional, o vereador Davi Muniz ocupou a tribuna e fez suas colocações. “Iva Souza nasceu em Salvador, Bahia. Em 31 de agosto de 2007 saiu da sua cidade natal e veio acompanhar o noivo, atual esposo, que tinha sido aprovado em um concurso, sendo lotado na cidade do Recife, onde precisava permanecer pelo menos dois anos para pedir transferência”, contou.
Iva Souza e o marido, segundo Davi Muniz, deixaram família, amigos. “Quando chegaram, a contagem era regressiva e Iva dizia que seriam só dois anos. E que eles passavam já, já. Mal sabia ela que descobriria um grande e intenso amor por essa cidade cheia de pontes, culturas e encantos. Recife logo no primeiro ano foi se transformando na sua casa, no seu lar, na sua cidade, um lugar onde fez questão de criar raízes, encontrou os melhores amigos, trabalho e ainda constituiu seu bem maior, a sua família”. Iva Souza tem 48 anos, é servidora pública do Estado como Gestora Governamental – Contadora pela Secretaria de Administração (SAD) desde 2011.
Davi Muniz relatou que, antes de ser servidora efetiva, a homenageada trabalhou como contratada da Controladoria Geral do Estado (CGE) de 2008 a 2011, e essa oportunidade de trabalhar na área de fiscalização e controle lhe proporcionou conhecer diversos órgãos do Estado. Entre as atividades desenvolvidas na CGE (Controladoria Geral do Estado), está a “Operação Reconstrução”, em 2010, conjunto de ações que ajudaram centenas de pernambucanos moradores de diversos municípios devastados pelas enchentes.
“Em 2013, Iva Souza recebeu um convite para trabalhar na Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE/PE), para implantar e ser Gestora da primeira Gerência de Contabilidade da Secretaria. Foi a oportunidade de retribuir por meio do seu trabalho um pouco de tudo que Pernambuco lhe proporcionou como pessoa e profissional. A mesma criou e implantou junto com a equipe o Projeto de Cadastramento dos 184 municípios do Estado de Pernambuco, para o recebimento da receita do Imposto sobre Serviços (ISS), ação que garantiu um incremento na receita para os cofres do município do Recife e para outros municípios do Estado”, disse o vereador.
Davi Muniz finalizou dizendo que Iva Souza “segue trabalhando com afinco no serviço público, acreditando sempre que pode fazer mais e melhor por esta cidade que a adotou, na qual tem orgulho de viver e onde quer permanecer até os últimos dias de sua vida, pois encontrou na Veneza brasileira o sentido da vida e da felicidade”. Quando o vereador terminou o discurso, um vídeo foi apresentado com imagens e fotos que recontam a vida da homenageada. Em seguida, Davi Muniz fez a entrega do Título de Cidadã, com a respectiva medalha, a Iva Souza. Em extensão à homenagem a senhora Karina Holanda dos Santos entregou um ramalhete a mais nova cidadã do Recife. Em ato contínuo, ela ocupou a tribuna e fez suas colocações.
“Para falar desses 16 anos, desde o dia que esta cidade me acolheu, não posso deixar de destacar os maravilhosos amigos que Recife me deu. A melhor definição que posso dar aos amigos é que são irmãos de fé, de caminhada, de desafios, amigos e irmãos que pude contar nos momentos felizes e nos que precisei de apoio, de atenção, daquele abraço apertado e de ouvir: tenha fé, vai ficar tudo bem”, disse. Ela lembrou que em junho de 2021 foi diagnosticada com câncer de mama. “Mas eu estava no Recife, como me desesperar com a doença que me acometia?"
Ressaltou que o Recife é o maior polo de medicina avançada do Norte-Nordeste. “Mais uma vez tive a certeza de que aqui era o meu lugar, nesta cidade que me acolheu como sua filha legítima”. Ela disse que segue trabalhando como servidora pública, “acreditando sempre que posso fazer mais e melhor por essa cidade que me adotou e pela qual tenho orgulho. Foi aqui que encontrei o sentido da vida e da felicidade”. Ela finalizou fazendo agradecimentos a Deus, à família, aos amigos e ao vereador Davi Muniz pelo Título de Cidadã. “Para encerrar eu defino esse memorável momento, essa honraria de receber este Título com esta frase: Eu e o Recife, o encontro de uma vida”.
No encerramento, a presidente da solenidade, vereadora Ana Lúcia fez as considerações finais e convidou a todos para ouvir o Hino do Recife.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 19.09.2023.