Desembargador Jorge Américo é o mais novo Cidadão do Recife

A Câmara Municipal entregou o Título de Cidadão do Recife ao desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), Jorge Américo Pereira de Lira, em reunião solene realizada na tarde desta quinta-feira (21), por iniciativa do vereador Gilberto Alves (Republicanos). “A reunião de hoje é especial. Sinto-me honrado por ter a oportunidade de entregar, nesta tarde solene, por inconteste merecimento, a mais alta honraria concedida por este Poder Legislativo a este homem que, investido de autoridade pública, tem poder para julgar, na qualidade de administrador da Justiça do Estado”.

A solenidade foi presidida pelo vereador Romerinho Jatobá (PSB), também presidente da Câmara Municipal do Recife. Ele compôs a mesa de honra com o vereador autor do requerimento; com o homenageado; com o desembargador Antenor Cardoso Júnior, primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, neste ato representando o presidente do TJPE, Luiz Carlos de Barros Figueiredo; com o desembargador André Oliveira da Silva Guimarães, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco; com Ranilson Ramos, presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco; com Fernando Ribeiro Lins, presidente da Organização da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pernambuco (OAB-PE); e com Pedro Pontes, procurador Geral do Município, neste ato representando o Prefeito da Cidade do Recife, João Campos.

Após o Hino Nacional, o vereador Gilberto Alves foi convidado a ocupar a tribuna e a fazer suas considerações. “Vejo, em Vossa Excelência, uma pessoa que vem demonstrando através de sua história e prática de vida, um ser humano que sabe honrar o lugar que ocupa, considerando os valores universais e a lei dos homens, ambos com harmonia. O desembargador Jorge Américo Pereira de Lira pratica sua vocação de julgar como um chamado e a ele atende no exercício de atuar no sistema judiciário brasileiro de maneira igualitária e fiel a seus princípios”, disse.

Gilberto Alves fez um elogio à história daqueles que assumem o título de desembargador. “Vossa Excelência demonstrou ao longo de sua carreira que possui um profundo conhecimento jurídico e experiência na área, adquiridos através de anos de atuação como advogado e juiz, assegurando a correta aplicação das leis e a observância dos princípios constitucionais. Recife reconhece que sua atuação como desembargador contribuiu para a garantia da imparcialidade, equidade e efetividade nas decisões judiciais, analisando as questões de fato e de direito trazidas nos recursos, buscando sempre assegurar a correta interpretação e aplicação das leis, analisando minuciosamente os argumentos apresentados pelas partes envolvidas, examinando as provas e fundamentos jurídicos de cada caso, tomando sempre a decisão justa e de maneira fundamentada. Recife se orgulha de Vossa Excelência”.

Em seguida, o vereador relembrou que Jorge Américo nasceu em Aliança, Zona da Mata de Pernambuco, em 24 de março de 1963. É filho de José Frederico Pereira de Lira e Maria de Lourdes Pereira de Lira. Veio morar no Recife para fazer vestibular e se formou em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1985. Em 1990, passou nos concursos de Promotor de Justiça e de Juiz de Direito de Pernambuco. Trabalhou em cidades como Exu, Bodocó, Ouricuri, Petrolina, até ser promovido para a 10ª Vara Civel do Recife. Sempre foi promovido por merecimento. É casado com Andaluza Magalhães Pereira e tem dois filhos.

“Quero mesmo é aqui registrar que a justiça exercida pelo nobre desembargador em toda sua brilhante trajetória sempre foi ferramenta em benefício dos cidadãos recifenses”. Gilberto Alves citou exemplos de casos emblemáticos “em que a prática revelou  a maestria como administrador da Justiça no Estado pelo doutor Jorge”. Um dos casos foi o julgamento da ação indenizatória referente ao desabamento de um prédio caixão, na Iputinga. O outro caso, de forte repercussão, foi o caso da criança devorada por leões do Circo Vostok. “Mais uma vez Vossa Excelência foi o Juiz que julgou o caso, revelando de novo sua imparcialidade e senso incontestável de justiça, ao reconhecer a responsabilidade conjunta do Circo e do shopping [onde estava instalado]”.

Em seguida, ele disse que era “uma honra outorgar-lhe esse Título, doutor Jorge Américo”. Após o discurso, Gilberto Alves entregou o Título de Cidadão, com a respectiva medalha, a Jorge Américo. Em extensão à homenagem, a esposa do vereador, Mônica Coelho de Melo Alves, entregou um ramalhete à esposa do homenageado, Andaluza Magalhães Pereira.

Mais novo cidadão recifense, o desembargador Jorge Américo contou que os primeiros anos após a sua chegada na cidade para estudar, ao final dos anos 1970, não foram tão fáceis. “Mesmo havendo fincado raízes no aprazível bucólico bairro do Hipódromo, situado entre os bairros da Encruzilhada e Campo Grande, admito, não foram fáceis os primeiros anos. Passo a passo tracei a minha caminhada e tentei desvendar os segredos da sua geografia [do Recife], da sua história e do seu espírito. Aos poucos, percebi que, ao contrário do que se poderia concluir da leitura apressada das declarações de amor que lhes foram dirigidas pelos poetas, o Recife não repulsa, não repele, não dá as costas aos seus novos habitantes. Deles, exige constância no afeto. Depois, então, a cidade se deixa conquistar e, maternalmente, acolhe”. 

Jorge Américo agradeceu aos vereadores da Casa pelo Título, em especial a Gilberto Alves, e garantiu que o reconhecimento de cidadão recifense será honrado por ele. “Recebo este Título com humilde gratidão, sabendo que faço parte de uma tradição que honra a cultura, a história e a diversidade do Recife. Confesso que já me sentia cidadão recifense pois, ao longo dessa mais que sexagenária caminhada, passei mais tempo de vida no Recife do que propriamente em Aliança, a minha terra natal. Comprometo-me a honrar este Título, a contribuir para o crescimento e a prosperidade desta cidade que tanto amo. Que continuemos a escrever juntos essa história com a mesma paixão e determinação das gerações que nos antecederam, para que o Recife continue a brilhar como uma pérola rara em nosso amado Brasil. Muito obrigado, Recife”, exaltou. Ele  fez questão de explicar o significado das datas cravadas no brasão da bandeira da capital pernambucana. 

Em seguida, ao encerrar a solenidade, o vereador Romerinho Jatobá elogiou a trajetória do homenageado. “Parabenizo o vereador Gilberto Alves por esta grande homenagem. O desembargador Jorge Américo desempenha, no seu dia a dia, uma das funções mais difíceis da vida, que é ser justo. Quando faço meus pedidos e orações ao sair da casa, sempre peço para ser justo, porque não há nada mais cruel na vida do que a injustiça. Hoje, a Câmara faz um reconhecimento por toda a sua trajetória, seu espírito de justiça e todo o trabalho de vossa excelência. Agora, você é cidadão recifense de direito”. 

Clique aqui e acompanhe a solenidade na íntegra.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 21.09.2023.