Desenvolvimento Econômico vota a favor de projeto de auxílio para permissionários do Mercado da Encruzilhada

Voltado para socorrer os permissionários do Mercado da Encruzilhada afetados pelo incêndio que ocorreu no local no último domingo (3), o projeto de lei do Executivo nº 29/2023 deu mais um passo para a sua aprovação na Câmara do Recife. Na tarde desta terça-feira (5), a matéria foi analisada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, que votou a favor do parecer pela aprovação dado à proposta em reunião híbrida. O grupo é presidido pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB), que também relatou o projeto.

O projeto de lei do Executivo nº 29/2023 traz duas medidas principais. A primeira é a suspensão, para os permissionários afetados, do pagamento da retribuição pecuniária – espécie de ‘mensalidade’ cobrada pelo uso do espaço cedido pelo poder público. A segunda é o pagamento, também para os permissionários lesados, de um auxílio emergencial no valor de R$ 3 mil mensais. Ambas as ações são válidas durante o período do serviço de restauro do equipamento.

“É sabido por todos os cidadãos do Recife, e por nós também, que o Mercado da Encruzilhada pegou fogo no domingo. Eu estive presente lá na hora do ocorrido. Realmente, dez boxes ficaram totalmente danificados, fora outras áreas do Mercado”, lembrou Luiz Eustáquio na reunião. Ele destacou que o Poder Executivo logo se prontificou a encontrar soluções para os permissionários e para o Mercado. “Imediatamente, o prefeito já falava nas redes sociais que estaria cuidando e fazendo um trabalho para cuidar daquele Mercado, até porque é um patrimônio da nossa cidade, um patrimônio importantíssimo cultural, material, turístico”.

O vereador Chico Kiko (PP) também elogiou a celeridade da Prefeitura e a colaboração da Câmara Municipal. “Quero registrar a importância do cuidado que o prefeito teve no momento e que aconteceu esse inesperado incêndio que, infelizmente, prejudicou várias famílias. A Câmara está unida para defender e ajudar as pessoas que saíram prejudicadas nesse incêndio. A dispensa de prazo para emendas por parte das lideranças [dos partidos com representação na Casa] foi acatada, o que mostra que todos os vereadores estão preocupados com a situação dos permissionários daquele mercado”.

O sentimento de união em torno da causa também foi destacado pelo vereador Ebinho Florêncio (Podemos). “A gente sabe da importância de um suporte como esse para os permissionários do Mercado da Encruzilhada, que podem contar com o nosso apoio, com toda a disposição do nosso gabinete. É um momento delicado. Os permissionários, realmente, estão em um momento muito difícil. Mas sabemos que com a união do Executivo dessa cidade – com o prefeito João Campos (PSB), que vem se empenhando incansavelmente junto com toda a sua equipe – e todo o corpo de vereadores daqui da Câmara do Recife, nós vamos conseguir reconstruir esse mercado tão importante”.

Em 05.09.2023