Dia Municipal do Urologista é celebrado na Câmara do Recife

Para marcar o Dia Municipal do Urologista, celebrado anualmente em dia 12 de setembro, a Câmara do Recife realizou uma reunião solene na tarde desta segunda-feira (18), por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB). O parlamentar destacou que a celebração da data serve para reforçar a conscientização da população sobre os cuidados com a saúde. Ele entregou certificados para 15 profissionais da área e a entidade representativa. A solenidade foi presidida pelo vereador Zé Neto (PROS). A urologia é uma especialidade da medicina que trata os distúrbios do sistema genital e órgãos reprodutivos masculino, bem como o aparelho urinário feminino, que inclui os rins e bexiga.

No Brasil, o dia 12 de setembro foi escolhido como o Dia do Urologista por ser a data de nascimento do médico urologista e político brasileiro, Juscelino Kubitschek de Oliveira (JK). Ele foi aclamado em outubro de 2005 como patrono da urologia brasileira. A homenagem deve-se ao fato de que o ex-presidente JK, após especializar-se nessa área da medicina com o famoso professor Maurice Chevassu, no Hospital Cochin, em Paris, atuou nesse setor, tendo sido chefe do serviço de urologia do Hospital Militar da Força Pública do Estado de Minas Gerais.

Durante a solenidade na Câmara do Recife, além dos parlamentares, também compuseram a mesa de honra o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia de Pernambuco,  Jarys Borges, e o médico e professor universitário, José Rafael de Araújo Pereira, representando todos os homenageados. O evento contou com a apresentação musical da Banda Som da Terra. 

O Dia Municipal do Urologista está previsto na lei municipal de número 17.895/2013, de autoria do vereador Almir Fernando. Durante a reunião solene, ele frisou que os médicos urologistas têm um papel importante a desempenhar na atenção à saúde, especialmente a do homem. “Cabe a eles diagnosticar e tratar doenças como cânceres de próstata e pênis, infertilidade, disfunção erétil, incontinência urinária, além de atuar na prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis”, explicou.  “É importante que nós homens tenhamos mais atenção com a nossa saúde, consultando médicos especializados em diagnosticar e tratar problemas específicos do sistema geniturinário”. 

Almir Fernando ressaltou a importância da discussão sobre o câncer de próstata para que mais pessoas tenham acesso à informação e busque o diagnóstico precoce da doença para, dessa forma, reduzir a mortalidade em decorrência dela. “A detecção precoce dessa neoplasia maligna, que é uma das que mais afetam a população masculina, terá impacto positivo na redução da morbidade e da mortalidade a ela relacionadas. Quanto mais cedo doenças como essa forem diagnosticadas, maior será a probabilidade de cura e menos agressivos os tratamentos”. 

Almir Fernando afirmou que o primeiro estudo epidemiológico sobre o câncer de próstata no Brasil foi com base em dados coletados entre setembro de 2004 e de 2005. “Ele revelou que uma parcela expressiva dos pacientes atendidos pelo SUS teve a doença diagnosticada em estado avançado ou já com metástase”, lamentou. Segundo o parlamentar, no Brasil, a procura por especialistas em urologia ainda é restrita, especialmente para os homens de baixa renda, que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS), e para aqueles que vivem em localidades distantes dos grandes centros urbanos. 

Um dos homenageados,  o médico urologista  José Rafael de Araújo agradeceu a cerimônia e destacou o avanço da especialidade. "Essa homenagem simboliza o reconhecimento da nossa atividade como urologista no Recife. Temos como espelho os pioneiros da urologia, não esquecendo tantos outros, vindo destacar dois nomes: Dr. Agenor Edésio Estelita Lins, fundador da Sociedade Brasileira de Urologia e, aqui, o Dr. Alan Mota, co-fundador da Faculdade de Medicina do Recife. Deste, tive o privilégio de usar a mesa urológica, que posteriormente foi doada ao Museu de Medicina do Recife. Pioneiramente, a primeira cirurgia aberta da medicina foi realizada no aparelho urinário para desentupir a passagem de urina de um homem. Atualmente, fazemos a utilização de imagens de auxílio robótico, e com a inovação em processos de experimentação". 

Por sua vez, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia de Pernambuco, Jarys Borges, salientou a importância a prevenção e dos cuidados com a saúde. "Esse gesto de trazer à Casa esta homenagem é um gesto que também aproxima a nossa categoria profissional da própria população. Pode ter certeza que toda a sociedade de urologia cumpre esse papel. Em novembro, sempre promovemos o Novembro Azul, com o intuito da prevenção ao câncer de próstata e também como um alerta aos cuidados com a saúde masculina", afirmou. 

 Relação de homenageados:

 

01. Dr. Abelardo Alves

 

02. Dr. Antônio César Cruz

 

03. Dr. Benhur Lima

 

04. Dr. Dimas Lemos Antunes

 

05. Dr. Evandro Falcão do Nascimento

 

06. Dr. Filipe Tenório Lira Neto

 

07. Dr. Francisco José Cardoso Cavalcante

 

08. Dr. Guilherme Cavalcanti Lima

 

09. Dr. Jarys Borges

 

10. Dr. José Rafael de Araújo Pereira

 

11. Dr. Mauro José Catunda Luna

 

12. Dr. Moacir Cavalcante de Albuquerque Neto

 

13. Dr. Renan Éboli Lopes

 

14. Dr. Sérgio Rodrigues de Freitas

 

15. Sociedade Brasileira de Urologia - Seccional Pernambuco

 

16. Dr. Thomé Décio Pinheiro Barros Júnior

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 18.09.2023