Ebinho Florêncio homenageia profissionais que trabalham pela qualidade de vida da população

Para a Organização Mundial da Saúde a qualidade de vida envolve o bem-estar físico, mental, psicológico e emocional, saúde, educação, relacionamentos pessoais e profissionais. Em homenagem aos profissionais que despertam o corpo e a mente através da saúde, que em síntese representam os pilares da qualidade de vida, e que orgulham a cidade do Recife, o vereador Ebinho Florêncio realizou reunião solene na noite desta terça-feira (5). Ele entregou certificados a 53 profissionais que, em sua opinião, “interferem diretamente na felicidade da população”.

A solenidade foi presidida pelo vereador Zé Neto (PROS), que compôs a mesa com o autor da proposição, além do diretor de Governança Ambiental e Social do Grupo Ser Educacional,  Sérgio Murilo Júnior; o secretário de Saúde da Cidade do Cabo de Santo Agostinho, Bruno Freitas Vilar; o coordenador de Práticas Integrativas e Complementares da Cidade do Recife, João Vitor Paiva; a diretora do Hospital da Aeronáutica, a coronel Médica Carla Regina Marchon; e o empreendedor Social, fundador do Cidadania e Periferia, Sérgio Santos. Após a execução do Hino Nacional, Ebinho Florêncio foi convidado a ocupar a tribuna e fazer as suas colocações.

“Hoje, para mim, é mais um dia muito especial, um momento que ficará registrado para sempre em minha memória pois esta, meus amigos e amigas, é uma reunião solene proposta por mim com o coração cheio de emoção e profundo sentimento de amor por nosso povo. Nossa homenagem de hoje tem o perfil de respeito e comprometimento por tudo que alimenta a qualidade de vida das pessoas, a saúde e o bem estar, principalmente dos nossos conterrâneos”.

O vereador Ebinho Florêncio disse que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde,  qualidade de vida é  a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive, e em relação aos seus objetivos, expectativas,  padrões e preocupações. “Envolve o bem estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais como família e amigos, bem como saúde, educação, habitação e outras circunstâncias da vida. É urgente que nossa população tenha saúde e acesso a todos os recursos essenciais, e à realização profissional e pessoal”.

O parlamentar lembrou, ainda, que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDN) é  um modo de medir a qualidade de vida nos países, comparando a riqueza, educação, expectativa média de vida o índice de natalidade e mortalidade entre outros. “Precisamos refletir sobre todos esses aspectos pessoais, profissionais e sociais para atingirmos um certo nível de felicidade. Esse estado de felicidade gera autoestima e um grande bem estar social. Devemos estar sempre nos perguntando o que nos faz felizes e encontraremos o sentido subjetivo do conceito de qualidade de vida”.

Ainda de acordo com o parlamentar, “esse conceito é dinâmico, e varia de pessoa para pessoa e pode mudar ao longo da vida, com as vivências e expectativas. De uma forma geral e simplificada podemos dizer que a qualidade de vida compreende três aspectos bem subjetivos: o ser, o pertencer e o tornar-se. O aspecto do ser é o ser humano em si, é simplesmente você. E você é fruto de tudo que aprendeu e viveu. O pertencer trata de todas as relações que você estabeleceu com as pessoas. O tornar-se remete às expectativas, possibilidades reais de você vir a ser quem você gostaria de ser”.

O vereador disse que tinha “imenso orgulho em poder reconhecer os responsáveis pela promoção e fortalecimento da qualidade de vida e saúde das pessoas, nas academias, ruas, igrejas, clínicas e consultórios, associações e departamentos voltados a esse segmento, a exemplo do lazer, da música, ou da segurança através da assistência de bombeiros, médicos, enfermeiros, assistentes sociais,  cuidadores,  beleza e estética, alimentação saudável, hábitos adequados, entre outros. Registro que a escolha da temática foi feita com muito critério. Homenagear nossos profissionais é ter a responsabilidade e o propósito de compreender a real importância de cada um para a construção e engrandecimento da nossa cidade”, afirmou.

Na sequência, o cantor Rudy Barros fez uma apresentação musical. O vereador Ebinho Florêncio entregou certificados aos homenageados, que foram chamados, um a um, à frente da mesa solene. A lista completa está abaixo. Após as homenagens, o diretor de Governança Ambiental e Social do Grupo Ser Educacional, Sérgio Murilo Junior ocupou a tribuna e fez suas considerações. “Tenho certeza de que todos os homenageados estão se sentindo muito agradecidos por serem agraciados. Parabenizo a todos e todas”, comentou Sérgio Murilo. 

O secretário de Saúde da Cidade do Cabo de Santo Agostinho, Bruno Freitas Vilar, também ocupou a tribuna e fez suas considerações. “É uma honra imensa estar aqui representando o Cabo de Santo Agostinho, para discutir um tema que transcende fronteiras e enriquece nossa vida. Num mundo como este, a qualidade de vida abrange múltiplas dimensões e impacta nosso bem-estar”. Ele disse que a saúde mental “não conhece fronteiras municipais” e citou que o estresse e a ansiedade, por exemplo, “são questões emocionais que afetam pessoas em todo Brasil e é fundamental investir em programas de apoio psicológico e na desestigmatização da saúde mental”.

As falas foram entremeadas por novas apresentações musicais do cantor Rudy Barros. A diretora do Hospital da Aeronáutica, a coronel Médica Carla Regina Marchon foi convidada a subir à tribuna e a fazer suas considerações. Ela agradeceu ao vereador Ebinho Florêncio, pela homenagem, e destacou todos os presentes, que “trabalhamos com mente, coração, e com empatia para com os que nos procuram. Parabéns pelo olhar especial a todos. Estamos aqui para servir”, afirmou.

Por fim, o empreendedor social, fundador do Cidadania e Periferia, Sérgio Santos também foi convidado a ocupar a tribuna. Ele também agradeceu pela homenagem e disse que “trazer a periferia para falar num momento tão importante como esse é de suma importância”. Sérgio Santos afirmou que “o sofrimento das pessoas nas periferias é grande” e falou da importância da qualidade de vida para todos. “Para nossa qualidade de vida é fundamental, do ponto de vista da saúde, ter espaços públicos para exercícios físicos, educar sobre alimentação saudável e garantir assistência médica”.

No final, o vereador que presidiu a reunião solene, Zé Neto, fez as suas considerações finais e convidou a todos para acompanharem o Hino da Cidade do Recife.

 

Relação dos homenageados: 

Alexandre de Sena Carneiro

Ana Carla Silva dos Santos

Ana Cláudia Silva Lino

Ana Nery Borba Paes Barreto

Antônio Carlos Ferreira Dantas Filho

Antônio da Silva Cabral

Aristófanes José da Silva

Arthur Xavier de Medeiros Santos

Bruno Freitas Villar

Cassiano Ferreira de Vasconcelos

Claudio Ferreira

Coronel Médica Carla Regina Machon

Débora Omena

Deco Nonato

Diva Maria Cavalcanti Sobral de Souza

Luiz de Gonzaga Braga Barreto

Edilene de Lira Nascimento Monteiro

Eduardo Elano de Barros

Elissandra Alves dos Santos

Emmanuella Cristine de Almeida Bastos

Everton Max Torres Aguiar

Gelatos do Bem

Giuseppe Magaldi

Grupo Bacnaré – Balé da Cultura Negra de Recife

Iraides Santos

Jackson Soares dos Santos Araújo

Kátia Cristina da Silva

Kleber Dantas

Lana Valentim -

Luciana Marcelino de Souza

Lula Holanda

Major Médica do Exército Isis Maria Gaiao da Costa

Marcela de Albuquerque Melo

Marcello Brusín

Marcelo de Aguiar Carvalho  - 2° SGT BM Carvalho

Maria Caroline de Lemos Andrade

Maria Elizabete Marques Gonçalves

Pedro França

Professor Alexandre Alves

Raimundo Dias de Oliveira

Raulmires Guedes dos Santos

Rogerio André de Lima

Roseane Barros

Ruy Netto

Sandra Maria Pereira Vilar

Sergio dos Santos Silva

Silvio Jorge Alves

Thiago Vieira Campos

UNIC Espaço de Metas

Unic Running

Vasty Alves

Virginia Lins de Queiroz Campos 

Vitto Gonçalves Farias

 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 05.09.2023.