Elaine Pretas Juntas destaca 33 anos da criação do SUS e fala do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

A vereadora Elaine Pretas Juntas (PSOL) destacou, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (19), o aniversário do Sistema Único de Saúde (SUS), que completa 33 anos hoje. Criada em 19 de setembro de 1990, a lei de número 8080 que institui o SUS dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. “A saúde deixou de ser privilégio para se tornar direito de todas as pessoas no Brasil. E eu, enquanto mãe atípica que faz uso do SUS, sou muito grata porque hoje o meu filho tem vida e qualidade de vida por conta dele”, disse.

Segundo a vereadora Elaine Pretas Juntas, o Brasil deu um passo corajoso e visionário há três décadas, ao criar o SUS. “Um sistema que visava garantir acesso universal, integral e igualitário à saúde para todos os brasileiros e brasileiras, independente da sua condição social ou econômica. O SUS foi e continua sendo uma das maiores conquistas da nossa democracia”, afirmou. 

A parlamentar disse que, ao mesmo tempo em que o País enfrentava vários desafios, na década de 90, ele também colheu sucessos notáveis. “Graças a esse sistema, milhões de vidas foram salvas. É muito importante que possamos estar sempre lembrando, aqui nesta Casa, sobre a importância do SUS, principalmente para a população periférica, que é quem mais faz o uso do benefício”.

A vereadora reforçou a necessidade de “cuidar, aprimorar e fortalecer” o sistema pelos brasileiros. “É hora de reafirmar o nosso compromisso com a saúde pública de qualidade, com a valorização dos profissionais de saúde e com a busca incansável da equidade no acesso aos serviços. Não podemos permitir que o SUS seja enfraquecido ou desmantelado. Devemos trabalhar juntos em todas as esferas para fortalecê-lo e torná-lo mais eficiente”.

DEFICIÊNCIA - A vereadora Elaine Pretas Juntas voltou a discursar durante a reunião. Desta vez ela falou sobre o Dia Nacional da Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro. Ela disse que se trata de uma data simbólica porque ocorre próximo ao início da Primavera. “Tenho a honra de falar sobre esse tema que, para mim, tem um lugar muito especial. Não apenas como vereadora, mas também como mãe de uma criança atípica”, disse.

Ela disse que a escolha desta data tem “um significado profundo” pela proximidade com o início da estação da primavera. “É nesta estação que as flores desabrocham e a natureza se renova. Esse simbolismo representa a luta e a renovação das pessoas com deficiência. A história desta data remonta ao início da década de 1980, quando o ativista Cândido Pinto de Melo idealizou a celebração desta importante causa. Finalmente, em 2005, tornou-se lei oficialmente”.

A vereadora citou números sobre a população recifense, tipos de deficiência e solicitou maior empenho de todas as esferas de poder para tornar a cidade mais inclusiva. “Esses números refletem uma realidade que não pode ser ignorada e é nosso dever como representante do povo buscar soluções e políticas públicas que promovam a inclusão e a igualdade de oportunidades, para todos, sem nenhuma distinção”.

Elaine Pretas Juntas disse ainda que é preciso se trabalhar para que “o Recife seja um lugar mais inclusivo, onde a acessibilidade seja a norma e não a exceção”. Defendeu também a promoção da conscientização, a educação e a sensibilização na cidade do Recife “para que todos os recifenses entendam que a diversidade é uma riqueza e que a inclusão beneficia a todos nós. A inclusão é um investimento no futuro do Recife, e é nossa responsabilidade torná-la uma realidade”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre os 33 anos do SUS.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre o Dia Nacional da Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Em 19.09.2023.