Em discurso sobre Setembro Amarelo, Ronaldo Lopes faz relato sobre depressão

Desde 2015, a campanha Setembro Amarelo é um momento que marca, todos os anos, a luta da prevenção ao suicídio no Brasil. Na Câmara do Recife, o vereador Ronaldo Lopes (PSC) ocupou a tribuna durante a reunião plenária desta segunda-feira (4) para tratar do tema. Aos demais parlamentares e ao público, ele prestou um relato pessoal de enfrentamento à depressão e à ansiedade.

“Hoje, para mim, é fácil falar sobre o alerta, sobre a prevenção, sobre tudo o que diz respeito a você lutar contra um mal tão grande como esse. Mas, em 2008, para mim não era tão fácil, porque não existia o Setembro Amarelo. Eu tinha acabado de perder o meu pai, vítima de câncer. Minha mãe estava com Síndrome de Pânico, uma depressão profunda”, contou o vereador. “E eu tendo que ajudar em casa, trabalhando, pegando frete, vendendo tempero nos mercados públicos da nossa cidade. Tendo que ajudar toda a família, não aguentei a pressão e entrei em uma depressão”.

Lopes disse ter encontrado dificuldades para que sua condição fosse aceita. Mas, com uma combinação de medicamentos, psicoterapia e envolvimento com causas comunitárias, controlou os sintomas da depressão. O parlamentar ainda fez questão de dar uma palavra de apoio a quem convive com a doença.

“Em 2008, na escola, muitos olhavam para mim e diziam: isso é frescura, é coisa para gente que não tem com o que ocupar a mente. Muitas vezes, encontrei resistência na própria família, que não conhecia nada da doença. E hoje eu venho falar aqui que, buscando ajuda, buscando me envolver, principalmente, em ações sociais na minha comunidade, em 2008 ainda eu venci a depressão”, disse. “Hoje, estou aqui para dizer para você que está enfrentando uma depressão, a vontade de tirar a sua vida, que está enfrentando um problema de ansiedade: assim como eu venci lá atrás, você também vai e pode vencer”.

Requerimento- Ainda durante a reunião plenária da Câmara do Recife, Ronaldo Lopes destacou o requerimento número 9699/2023, de sua autoria, que faz indicação à gestão municipal para realizar a manutenção em todas as encostas e muros de arrimo que foram ou serão executados pela Prefeitura do Recife. “Essa manutenção se dá no sentido de retirada de vegetações”, explicou o parlamentar. A votação do requerimento foi adiada por causa de um pedido de vistas do vereador Rinaldo Junior (PSB).

Ronaldo Lopes explicou que no Córrego do Jenipapo, há três anos, os moradores tiveram a conquista da construção de uma contenção de encosta naquela localidade e que hoje a área necessita de serviços de manutenção. “Quando fui lá visitar aquela comunidade os moradores me chamaram, para poder ver de perto, e quando você começa a pisar parece que vai afundar porque está cheio de rachaduras e também o concreto já está cedendo junto ao barro. Então, as pessoas começam a sentir medo de que em algum momento aquela barreira vai rachar. Os moradores pediram para que pudéssemos mediar com a Defesa Civil no sentido de enviar uma equipe e verificar o que poderia ser feito”.

No aparte, Almir Fernando (PCdoB) esclareceu que já existe uma proposição acerca do assunto em tramitação nas Comissões na Casa e que também entrou em contato com o prefeito João Campos sobre as barreiras. “Já está tramitando nas Comissões um projeto de lei para que trabalhadores de rapel possam fazer esse trabalho específico nas barreiras. Já fiz um requerimento diretamente ao prefeito em relação ao Alto José Bonifácio onde precisa fazer manutenções e os moradores não têm como fazer. Conversei com o prefeito e ele já solicitou à Secretária de Infraestrutura, Marília Dantas, para que pudesse contratar uma empresa. A Secretária informou que essa contratação já está seguindo porque é por meio de licitação. É preciso também fazer a manutenção das canaletas que ficam em cima dos muros de arrimo”.

Pedido de vistas - Mais uma vez o vereador Ronaldo Lopes voltou à tribuna. Ele lamentou que o vereador Rinaldo Junior (PSB), durante a reunião, pediu vistas de todos os requerimentos de sua autoria, atrasando a tramitação. “Todos são pedidos de pessoas que estão cansadas de esperar. São pessoas que não sabem como chegar a um governante, a um secretário, não sabem sequer a quem recorrer. São essas pessoas que represento quando apresento meus requerimentos em plenário”, disse.

Ronaldo Lopes afirmou que apresentou 13 requerimentos para debate e votação em plenário. “Apresentar requerimentos é um dos nossos direitos. E vereadores que se dizem representantes do povo e de comunidades atrasam os serviços que poderiam favorecer a quem não aguenta mais esperar pelo apoio da Prefeitura do Recife”. Ronaldo Lopes acrescentou que, através dos requerimentos, não pediu “um carro novo ou uma casa própria”, mas a instalação de corrimãos nas ladeiras, construção de murro de arrimo, serviço de manutenção e limpeza, contenção de encosta, requalificação de escadaria. “Foram, esses os pedidos que o vereador pediu vistas”.

Ele observou que, de sua parte, quando há debates e votações de requerimentos de outros parlamentares, sempre vota favorável. “Eu voto independentemente de cor partidária ou da corrente ideológica, ou cultura. Eu sou de uma comunidade pobre e resido nessa comunidade. Na minha rua há uma barreira com lona. Na minha casa as pessoas batem às 5h da manhã pedindo coisas, pois as necessidades são muitas. Eu peço em nome desse povo”.

Em aparte, o líder do governo na Câmara do Recife, vereador Samuel Salazar (MDB), disse que “o requerimento é apenas um pedido”. Salazar lembrou que os vereadores podem pedir não só através de requerimentos, mas também por ofício. “Mas, de um jeito ou de outro, é importante que o vereador também vá aos órgãos para despachar o pedido. Sugiro que o senhor leve seus pleitos e bata nas portas das diretorias, pois quem faz a obra é o Executivo. Lá, o senhor ficará sabendo em que pé estão as obras”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre o setembro amarelo.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre a manutenção em obras de encostas e muros de arrimo.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre os requerimentos.

Em 04.09.2023