Estudantes de Direito da Uninassau visitam a Câmara do Recife

Alunos da disciplina Teoria e Fundamentos da Constituição, que cursam o segundo período do curso de Direito da Uninassau, de Boa Viagem, visitaram a Câmara Municipal do Recife e foram recebidos pelo presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PSB), na manhã desta terça-feira (19). Na condição de futuros operadores do direito, os estudantes tiveram oportunidade de conhecer o funcionamento do Poder Legislativo Municipal e também receberam informações sobre as atividades e atribuições dos vereadores.

Romerinho Jatobá conversou com os estudantes no plenário da Casa de José Mariano. Na ocasião, falou de suas experiências como presidente mais jovem a ocupar o cargo no Poder Legislativo Municipal, mas também explicou como funcionam as reuniões ordinárias, audiências públicas e reuniões de comissões  temáticas permanentes da Casa. “Durante a pandemia da covid-19, a Câmara passou a realizar reuniões virtuais e hoje elas ocorrem de forma híbrida”, disse. Ele ressaltou que a  sua gestão tem sido marcada pelo ritmo acelerado de aprovações de proposições. “A cidade, com seus problemas, exige respostas rápidas do Legislativo”.

Como exemplo dessa atitude de decidir de acordo com as urgências dos problemas urbanos, o parlamentar citou a tramitação do projeto de lei que visava conceder benefícios aos permissionários do Mercado da Encruzilhada, que foi incendiado no dia três de setembro. O projeto de lei tramitou em regime de urgência e em uma semana já estava na mesa do prefeito João Campos, para ser sancionado. “Outra característica desta Casa é dar vez e voz a todos, independentemente de ser situação ou oposição. Fazemos desta uma Casa plural, onde a democracia é respeitada”.

Romerinho Jatobá também falou sobre a importância de aproximação da Câmara do Recife com os estudantes de escolas públicas, privadas ou de universidades. “Tenho certeza de que hoje foi um dia de enriquecimento tanto para o conhecimento deles quanto para a gente também, porque são muitas as dúvidas que surgem para os estudantes. E a gente está próximo a eles para responder. A gente precisa que esses jovens saiam da Casa de José Mariano querendo fazer um acompanhamento maior da política, querendo participar dela, porque a política é o caminho de transformação e a gente segue fazendo esse papel de aproximação com esses jovens que são o futuro do nosso país”.

Na sequência, os alunos fizeram perguntas para tirar dúvidas. Além de Romerinho Jatobá, outros vereadores compareceram à visita, a exemplo de Marco Aurélio Filho (PRTB), Doduel Varela (PP) e Samuel Salazar (MDB).  Os alunos também ouviram explicações sobre o funcionamento da Câmara Municipal do Recife com o diretor do Departamento Legislativo, Paulo Rogério Nascimento; a chefe da Assessoria Especial de Relações Pública, Patrícia Mota e a diretora do Departamento de Comunicação Social, Éden Pereira.

Após a visita, a professora Laura Marques, que acompanhou os estudantes, disse que “a experiência foi muito rica, pois o curso é teórico no processo de graduação. Na Câmara do Recife, puderam entender como funciona o poder constituído e todo o processo legislativo”. Segundo ela, a visita funcionou como uma imersão praticada da teoria que recebem em sala de aula.

A estudante Eliane Mamede gostou da experiência. “Eu pude ver mais profundamente o funcionamento da Câmara e percebi que, durante a tramitação de um projeto de lei, o olhar de cada vereador impacta naquilo que será uma legislação”. Para ela, a visita também “foi uma importante contribuição aos conhecimentos que já recebemos na teoria, quando estamos na sala de aula. Com certeza, reforça o aprendizado, sendo importante para nós como futuros advogados”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 19.08.2023.