Legislação e Justiça aprova Dia Municipal do Maracatu de Baque Solto
Durante a reunião foi aprovado o projeto de lei Ordinária de número 176/2023, de autoria do vereador Almir Fernando (PCdoB), que visa incluir o “Dia Municipal do Maracatu de Baque Solto” no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife. Se aprovado em plenário e sancionado pelo prefeito João Campos (PSB), a data será celebrada, anualmente, no dia 12 de novembro.
Na justificativa, Almir Fernando, ressalta que o Maracatu de Baque Solto chama a atenção pela potência cultural que representa através da música, singularidade e plasticidade. "Brinquedo sério dos trabalhadores e das trabalhadoras da Zona da Mata Norte de Pernambuco, de bairros periféricos do Recife e da RMR, reúne elementos de música, dança, arte, religiosidade, comunidade, sociabilidade e poesia. Apresenta-se durante boa parte do ano, de diversas maneiras: no Carnaval, com o cortejo completo, no Concurso de Agremiações Carnavalescas do Carnaval do Recife, e no circuito de polos do Governo de Pernambuco. Nas sambadas e nos ensaios, evolui nos terreiros de origem dos grupos e dos detentores, a maioria cortadores de cana", exaltou.
Outro projeto aprovado foi de número 214/2023, do vereador Chico Kiko (PP), que denomina Naíde Regueira Teodósio a ponte a ser construída para a ligação da Zona Oeste à Zona Sul do Recife. Naíde Regueira Teodósio foi uma médica e nutróloga brasileira, professora da Universidade Federal de Pernambuco e Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico, título atribuído no ano de sua morte, em 2005. Ela foi professora na área de Fisiologia.
Por sua vez, também recebeu parecer favorável pela Comissão o projeto de Decreto Legislativo de número 36/2023, também de Almir Fernando. O PDL visa conceder o Título de Cidadão do Recife ao médico perito Luiz Pereira de Mello.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 14.09.2023