Legislação e Justiça aprova PLE sobre pagamento do piso salarial dos profissionais da enfermagem

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife, presidida pelo vereador Zé Neto (PROS), promoveu reunião na manhã desta quinta-feira (28). Dentre as deliberações tomadas pelo colegiado, está a eleição para a vice-presidência do grupo – visto que a vereadora que ocupava o cargo anteriormente está licenciada. Além disso, foram analisadas e aprovadas 15 proposições, entre as quais o projeto de lei do Executivo que autoriza o repasse da Assistência Financeira Complementar da União para o pagamento do piso salarial dos profissionais da enfermagem.

Além do vereador Zé Neto, participaram da reunião, realizada por videoconferência, os vereadores Samuel Salazar (MDB), Aderaldo Pinto (PSB) e Rinaldo Junior (PSB) – que foi eleito para a vice-presidência da Comissão. Ele assume o lugar da vereadora licenciada Andreza Romero (Podemos), atual secretária executiva dos Direitos dos Animais (Seda)

Das 15 proposições analisadas e aprovadas, a primeira a receber o parecer pela aprovação, foi o projeto de lei do Executivo número 31/2023, que autoriza o Poder Executivo a realizar o repasse da Assistência Financeira Complementar da União para o pagamento do piso salarial dos profissionais da enfermagem, no Município do Recife, e dá outras providências.

De acordo com o projeto de lei, o repasse da Assistência Financeira “terá como beneficiários os ocupantes dos cargos de enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem, bem como os contratados por tempo determinado para essas funções, vinculados à Secretaria de Saúde do Município e devidamente validados pela União Federal”.

O texto destaca que também farão jus ao repasse da Assistência Financeira “desde que validados pela União Federal, os profissionais de enfermagem das entidades filantrópicas, organizações sociais e demais estabelecimentos de Saúde contratualizados com o Município do Recife, com atendimento de pelo menos 60% (sessenta por cento) de pacientes no Sistema Único da Saúde – SUS”. Ainda segundo a medida serão beneficiados “os servidores com vencimento inferior aos valores definidos como piso salarial pela lei federal número 14.434, de 4 de agosto de 2022”.

Durante a reunião, a Comissão de Legislação e Justiça aprovou 12 projetos de lei Ordinária (PLO) - que são os elaborados pelos vereadores – sendo seis na íntegra e a mesma quantidade com emendas modificativas ou supressivas. Além disso, foram aprovados: o projeto de decreto legislativo número 39/2023, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que concede o Título de Cidadão do Recife para Paulo Augusto Rodrigues Moura e o  projeto de resolução número 26/2023, da vereadora Liana Cirne (PT), que altera o Regimento Interno da Câmara Municipal do Recife, para criar a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 28.09.2023