Osmar Ricardo comenta visita ao Mercado da Encruzilhada

O vereador Osmar Ricardo (PT) ressaltou, durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, que a Comissão Especial para Acompanhar a Gestão dos Mercados Públicos esteve no Mercado da Encruzilhada, nesta terça-feira (5), para analisar o local que sofreu um incêndio no último domingo (3). O parlamentar também citou o projeto de lei do Executivo número 29/2023, que institui a suspensão do pagamento da retribuição pecuniária de uso aos permissionários durante o período em que ocorrerem os serviços de restauro e/ou reforma e cria o Auxílio Emergencial aos permissionários impactados pelo incêndio.

“O importante é que essa Casa aqui, ontem (4), aprovou um requerimento para a instituição de um auxílio municipal emergencial destinado aos comerciantes que tiveram os boxes atingidos. E o prefeito João Campos enviou à Câmara, ontem à noite, o projeto de lei que vai ajudar a amenizar os prejuízos causados pelo incêndio no Mercado da Encruzilhada com uma ajuda de R$ 3 mil reais. Os danos são muito grandes porque um dia fechado, ou uma semana, o prejuízo para os comerciantes do mercado é enorme. [Hoje] ainda tem um cheiro muito forte [por conta do incêndio] no Mercado e é importante que essa Casa continue e acompanhe os problemas do Mercado da Encruzilhada”.

O parlamentar salientou que era preciso que a CONVIVA Mercados e Feiras Autarquia Municipal, presidida por Gabriel Leitão, analise cada questão dos permissionários. “Que ele tenha a sensibilidade de buscar os problemas e destrinchá-los porque ouvindo os depoimentos das pessoas que trabalham lá são muitas as questões. É o olhar de cuidar das pessoas do Recife, dos trabalhadores e das trabalhadoras que ali se encontram no dia a dia”.

Osmar Ricardo citou ainda que outros mercados públicos têm necessidades, assim como as escolas e postos de saúde. “Outro mercado que precisa de atenção é o de Nova Descoberta que, há 30 dias, não pegou fogo de verdade porque o vigia desligou o disjuntor geral da energia e não causou um problema pior. O da Madalena tem vários problemas, então é preciso pegar os relatórios e folhear e isso não acontece só nos mercados, mas com os postos de saúde, escolas e creches. A Creche Municipal Chico Mendes, por exemplo, só funciona quando o carro pipa chega. Que essa Casa alerte o poder público”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 05.09.2023