Padre Fábio Farias recebe Título de Cidadão do Recife

Natural de Arcoverde, no sertão pernambucano, o padre Fábio Farias é o mais novo cidadão do Recife. A homenagem, concedida pela Câmara Municipal ao vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora de Boa Viagem, foi uma iniciativa do vereador Felipe Alecrim (PSC). O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) presidiu a reunião solene.

Padre Fábio Farias morou no Recife pela primeira vez em 1996, para dar continuidade a sua formação religiosa. Após realizar estudos em Roma e receber o Sacramento da Ordem, passou a lecionar como Formador dos Salesianos na capital pernambucana. Em sua carreira, á foi diretor do Instituto Salesiano de Filosofia e reitor do Seminário dos Salesianos. Atualmente, é vigário paroquial e administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

Além de Felipe Alecrim e Tadeu Calheiros, compuseram a mesa de honra o homenageado, o representante dos paroquianos da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, Gabriel Melo; representante da comunidade Porta Fidei, Rodrigo Dias; e primeira-dama do município Jaboatão dos Guararapes, Andréa Medeiros.

Na ocasião, Alecrim enalteceu a vocação do padre Fábio Farias para o sacerdócio. “Os sacerdotes são os filhos prediletos de Maria e isso, por si só, já seria um grande motivo para a gente homenagear um sacerdote”, disse. “Mas nós estamos também falando de um sacerdote muito especial, que tem o dom da palavra de Deus, que transforma muitas vidas através das suas homilias, que é o eco da palavra de Deus. E que, acima de tudo, colocou toda a sua vida à disposição daqueles que se põem diante dele, especialmente daqueles que são os mais necessitados. Por isso, esta Casa se alegra por poder estar homenageando o padre Fábio, que é um grande instrumento e canal da graça de Deus na nossa vida e na vida de todo o povo recifense”.

Além da entrega do Título, a solenidade foi pontuada por orações, por uma apresentação musical de Dudu do Acordeon, e a exibição de um vídeo com depoimento de fieis e religiosos. Na tribuna da Câmara do Recife, o paroquiano Gabriel Melo e o representante da Porta Fidei, Rodrigo Dias, proferiram discursos em homenagem ao padre Fábio Farias.

O novo recifense teceu agradecimentos e fez uma reflexão sobre a sua relação com a cidade. “Eu agradeço, em primeiro lugar, a Deus. O padre Fábio é quem ele é por causa dele, então a Ele a primeira homenagem. Depois ao povo querido desta cidade, que conheço desde minha infância e tive a graça de terminar aqui, de viver aqui”, afirmou. “O Recife significa um misto de várias realidades que encantam e nos trazem aqueles elementos que talvez possam ser muito bem representados na nossa bandeira. A fé, a luta, a coragem de um povo”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 29.09.2023