Professor Mirinho pede facilidade no acesso de ambulâncias à UPA Imbiribeira

A prioridade no acesso das ambulâncias à Unidade de Pronto Atendimento Maria Esther Souto Carvalho, mais conhecida como UPA Imbiribeira, foi solicitada pelo vereador Professor Mirinho (SD) durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (11). A dificuldade no acesso à unidade de saúde, segundo ele, é para quem vem no sentido cidade-subúrbio. “Quem vem nesse sentido com uma urgência pode acabar se prejudicando, pois é necessário fazer um retorno para entrar na UPA, o que aumenta o tempo de socorro”, disse.

O Professor Mirinho destacou o artigo 1º do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que garante que “os órgãos e entidades de trânsito pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito darão prioridade em suas ações à defesa da vida”. Segundo ele, a legislação não está sendo respeitada. “Quem vai para a UPA no sentido cidade-subúrbio precisa fazer um retorno na Avenida Mascarenhas de Moraes, que dá acesso a Rua Coronel Fabriciano. Ele [o retorno] foi pensado para atender, acredito eu, ao Atacadão, e isso deixa de fora o atendimento da UPA. Aquele retorno poderia, sim, salvar vidas. E digo isso porque o tempo é primordial para a eficiência dos trabalhos do Samu”, pontuou. 

De acordo com o parlamentar, "há dois prismas de concreto fechando a via”, que poderiam ser abertos aos veículos de urgência e emergência, sugeriu ele. “Se aquele espaço fosse aberto para veículos de salvamento, como Samu e Corpo de Bombeiros, e também para veículos particulares que vão adentrar a UPA. A maioria dos atendimentos em paradas cardiorrespiratórias são necessários cerca de 40 minutos para reanimação. Portanto, cada tempo perdido pode influenciar na efetividade do atendimento”.

Ainda durante a reunião plenária, Professor Mirinho informou que encaminhará um requerimento ao gerente geral da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Nilton Prazeres, para que haja uma vistoria no local. “Não foi pensado se ali tem uma UPA e se esse retorno pode poupar vidas. Botem placas ali. Peço ao gerente geral da CTTU que faça uma vistoria com a equipe de engenharia de trânsito, de tráfego, e analise a possibilidade da sugestão. Já fiz um requerimento com o mesmo tema em 2021 e estou fazendo outro”, afirmou.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 11.09.2023