Rinaldo Junior entrega Título de Cidadã do Recife a Roberta Claro

Em reconhecimento “aos relevantes serviços prestados à comunidade recifense”, a Câmara Municipal realizou solenidade na noite desta quinta-feira (28) para concessão do Título de Cidadã do Recife a Roberta Claro Romão Corrêa, numa iniciativa do vereador Rinaldo Junior (PSB). Ao lhe entregar a comenda, o parlamentar destacou a dedicação da homenageada ao ensino, e em especial ao trabalho com crianças e adolescentes com autismo. “Hoje é um dia ímpar, de celebrar uma família unida, que estava ansiosa para celebrar este dia. Esta comenda é dada com coração”, afirmou.

O vereador Samuel Salazar (MDB), que presidiu a solenidade, também fez uma saudação especial à homenageada. “Hoje, nos reunimos aqui para celebrar e homenagear uma pessoa cuja dedicação e contribuição para a nossa comunidade são verdadeiramente exemplares. Estou falando de Roberta Claro Romão Corrêa, uma mulher cujo trabalho incansável em prol da educação e do bem-estar de crianças e adolescentes diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em nossa cidade”, disse.

A mesa foi composta pelos dois vereadores, o que presidiu e o autor do requerimento; pela homenageada, Roberta Claro; pelo empresário Júlio Cavalcanti, marido da homenageada e ex-deputado; pelo deputado Estadual Kayo Maniçoba; pelo também deputado estadual João Vitor Queiroz (conhecido como João de Nadegi). Como é de praxe nessas reuniões, o Hino Nacional foi executado e, logo em seguida, o vereador Rinaldo Junior fez o discurso de saudação.

Roberta Claro nasceu em São Paulo (SP), em 6 de dezembro de 1977, e reside em Recife desde abril de 2002. O vereador pontou que a homenageada é “mestra em Ciência da Educação, foi professora das Universidades em Pernambuco, da Fafire, UNIFG e Esuda, durante 24 anos. Além disso, também, presidiu a Associação Brasileira de Psicopedagogia - Seção Pernambuco (ABPp-PE), assumindo a gestão entre os anos de 2015 a 2016 e 2017 a 2019, representando o Estado de Pernambuco por dois mandatos”. Ele disse ainda que estava emocionado ao fazer a entrega do Título. “Roberta esse Título é só o início de uma jornada. Temos muito a fazer pelo Recife”

Na sequência o cordelista Toinho Mendes fez uma apresentação cultural e foi exibido um vídeo realizado pelos pais dos pacientes da Clínica Route, de propriedade de Roberta Claro. Após a exibição, o vereador Rinaldo Junior fez a entrega do Título de Cidadã do Recife, com a respectiva medalha, a Roberta Claro. Para consolidar o momento, a banda Os Três do Engenho fez uma apresentação musical.

Ao ocupar a tribuna, para fazer o discurso de agradecimento, a mais nova cidadã do Recife, Roberta Claro disse que “quero agradecer a Deus por estarmos aqui esta noite. É com imensa honra e profunda gratidão que sou homenageada nesta cidade que acolheu minha vida e minha missão há mais de duas décadas. Receber esse Título é um privilégio que enche o meu coração de orgulho”. Ela agradeceu aos dois vereadores, Rinaldo Junior e Samuel Salazar, a quem atribuiu o Título que recebeu. “Mas também agradeço a todos os vereadores que tornaram esse Título uma realidade”.

Ela lembrou, ainda, que “foi no Recife onde recebi o meu primeiro Título, o de mãe”. Registrou que nasceu na Avenida Paulista, no centro de São Paulo, mas que “foi no Estado de Pernambuco que fiz minha morada, e foi no Recife que, com justiça, igualdade e compromisso, abracei minha profissão”. Roberta Claro lembrou da época que chegou ao Recife, do desenvolvimento profissional, e da dedicação às crianças com o espectro autista. “Cada passo nessa trajetória tem sido enriquecedor e transformador”. Disse, ainda, que “foi na terra dos altos coqueiros, do frevo e manguebeat onde decidi ancorar o meu coração”.

No final, o presidente da solenidade, Samuel Salazar, fez as considerações finais e contou como surgiu a ideia do Título. Ele também lembrou que Roberta Claro nasceu em São Paulo, mas “escolheu Recife como sua casa em abril de 2002.A gente não pode escolher o lugar onde nascer, mas pode escolher onde vai morar. Roberta escolheu o Recife e o Recife escolheu Roberta”. Roberta Claro é, atualmente, sócia-fundadora e diretora da Clínica Route – Centro de Terapia e Apoio Infantil em Boa Viagem. No final, Samuel Salazar convidou  a todos para acompanharem o Hino da Cidade do Recife, cantado pela paciente da Clínica Route, Aryelle Luiza de Paula, acompanhada da musicoterapeuta Ilza Câmara.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 28.09.2023.