Rinaldo Junior marca Dia Municipal de Combate à Fome com discurso na tribuna
Castro é autor de obras de referência sobre temas como desigualdade e fome, a exemplo de ‘Geografia da Fome’, de 1946. “Josué de Castro, recifense. O dia foi escolhido nesse sentido, para que a gente possa fazer uma reflexão. Muitos recifenses e nordestinos passam fome”, disse Rinaldo Junior”. “E não é culpa da superpopulação. Como já dizia Josué de Castro, é culpa da má distribuição de renda no nosso país. Assim como o vereador Ivan Moraes (PSOL) e a vereadora Liana Cirne (PT), somos aficionados pela criação de uma renda básica. Ainda hoje, é a minha maior missão na nossa cidadão”.
No discurso, o vereador afirmou que o combate à fome deve ser uma preocupação de todos e salientou ações de enfrentamento à insegurança alimentar promovidas pelo Governo Federal recentemente. “Essa é uma pauta comum e a gente não pode aceitar nunca que, neste País, em que tudo se colhe e tudo se planta, um cidadão passando fome. E, hoje, ainda temos mais de 33 milhões de pessoas em insegurança alimentar. Esse número é alarmante”, indicou. “Na última semana, o presidente Lula (PT) recriou o programa de combate à fome no nosso país. A gente precisa tirar o país novamente do mapa da fome”.
Projeto de lei - O vereador Rinaldo Junior voltou à tribuna no horário do Grande Expediente para falar sobre o incêndio da Mercado da Encruzilhada, Zona Norte da cidade, ocorrido domingo, dia 3. Ele disse que hoje pela manhã esteve no local, com um grupo de vereadores, para verificar as consequências do incêndio e ver como estão os permissionários que têm boxes naquele equipamento público. “Estamos empenhados para entregar o melhor àquele mercado, que frequento toda semana para usufruir dos serviços”, disse.
Rinaldo Junior contou que, na visita, conversou com permissionários que lhes relataram que a tragédia de domingo teve início “quando alguém começou a roubar fios da rede elétrica do mercado, para retirar o cobre. É um roubo que ocorre todos os dias. Ele é praticado por pessoas em situação de vulnerabilidade, que usam drogas e que fazem isso para alimentar seus vícios”. O vereador arrematou: “Se há quem roube, é que há quem compre. O comércio de cobre ilegal é que mantém essa prática”
Por isso, o vereador afirmou que protocolou um projeto de lei de sua autoria, que tem o objetivo de “coibir o comércio ilegal da venda do cobre queimado que alimenta criminalidade e dá muito prejuízo à cidade. O projeto de lei busca acabar com o furto e a venda. Ele também cria sanções administrativas ao comércio que compra esse material, podendo resultar até em cassação de alvará para quem compra. O fruto já é um crime previsto no Código Penal. Mas as sanções administrativas são importantes neste momento”.
O vereador Ronaldo Lopes (PSC) parabenizou Rinaldo Junior pela iniciativa do projeto de lei. “Quero aproveitar para me solidarizar com os permissionários do Mercado da Encruzilhada. Acho que o incêndio deve servir de reflexão para que a Prefeitura do Recife disponibilize de guarnições da Guarda Municipal, que cuida dos equipamentos, para proteger os mercados públicos”, disse.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre o comércio ilegal de cobre.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre o Dia Mundial de Combate à Fome.
Em 05.09.2023