Rinaldo Junior pede criação de auxílio municipal emergencial para os permissionários do Mercado da Encruzilhada
Rinaldo Junior pediu à Comissão Especial para Acompanhamento da Situação dos Mercados Públicos a elaboração de um requerimento que solicite a concessão de um auxílio municipal emergencial aos permissionários. Ele também informou que a comissão esteve no Mercado da Encruzilhada após o incêndio, representada pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e pelos vereadores Luiz Eustáquio (PSB) e Doduel Varela (PP). “A Câmara do Recife foi colocada à disposição dos permissionários do Mercado da Encruzilhada ainda ontem. Peço que a gente vote, ainda hoje, um pedido de auxílio emergencial aos permissionários, e que possamos conversar com o prefeito João Campos sobre o assunto”, sugeriu.
O parlamentar ressaltou a representatividade do local para os recifenses. “Nós, que frequentamos aquele mercado, choramos e sofremos juntos. É um sentimento de impotência causado pelas chamas que levaram muitos sonhos. Quem frequenta aquele mercado tem um carinho muito grande por ele. Tenho certeza que todos os vereadores irão se debruçar sobre o problema para que não aconteça o mesmo em outros mercados. A primeira atitude a ser tomada é amparar e acolher os permissionários que sustentam as suas famílias a partir da renda do mercado e que vivem de geração em geração lá”.
Ao sugerir a criação de uma brigada de incêndio nos mercados, o vereador pontuou ter conversado com o diretor do CONVIVA Mercados e Feiras Autarquia Municipal, Gabriel Leitão. “Ele me informou que os extintores foram trocados no dia 25 de agosto e que os hidrantes estavam funcionando normalmente, mas precisava de alguém que soubesse manuseá-los. Se todos os mercados tivessem uma brigada de incêndio, as pessoas saberiam manusear o hidrante, que é manuseado pelos bombeiros”, disse.
Durante a reunião plenária, os vereadores do Recife aprovaram, por unanimidade, o requerimento número 9.966/ 2023, que faz a indicação ao prefeito do Recife para que seja instituído um Auxílio Municipal Emergencial para os comerciantes atingidos pelo incêndio ocorrido no Mercado da Encruzilhada, neste domingo.
Hospital da Criança- O vereador Rinaldo Junior subiu à tribuna mais uma vez, durante reunião plenária, para responder ao pronunciamento de Alcides Cardoso (PSDB) sobre o relatório de auditoria do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) que trata do processo de licitação visando à contratação de empresa de engenharia para o Hospital da Criança. Rinaldo Junior criticou a forma como Alcides Cardoso referiu-se à Prefeitura.
“O líder da oposição da Câmara Municipal do Recife fez um anúncio e vazou para a imprensa um processo licitatório do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco onde o Tribunal, de forma correta, investiga as contas e pediu esclarecimentos à Prefeitura a respeito da licitação de construção do Hospital das Criança. O que muito constrange desse vazamento de informações é que somente no dia seguinte que a Prefeitura apresentou, recebeu e foi protocolado por meio de oficiado pelo Tribunal de Contas do Estado um pedido de esclarecimentos. E mesmo assim, na fase inicial de um processo administrativo, o vereador líder da oposição condenou a Prefeitura da Cidade do Recife numa tentativa de constranger as reputações das instituições. O que o vereador fez de noticiar é importante, mas jamais se pode condenar sem garantir o contraditório e uma ampla defesa”.
Rinaldo Junior afirmou que os processos públicos devem ser, de fato, públicos para garantirem a legalidade, e lamentou a atitude do outro parlamentar. “Assusta, e não é a primeira vez, que o vereador líder da oposição, numa tentativa clara de jogar para a plateia, tenta trazer uma informação sem a garantia da ampla defesa e eu fico preocupado. Ele assumiu o controle do seu computador, pegou registros e divulgou na imprensa, e somente um dia depois da sua denúncia, a Prefeitura recebeu o pedido de informação. Isso é muito grave. É uma prática ‘lavajatista’ e 'bolsonarista' de tentar condenar reputações e eu não vou permitir que isso aconteça”.
No aparte, a vereadora Aline Mariano (PP) confessou que a situação era preocupante e lamentou também a atitude. “O que nós estamos observando claramente é exatamente esse denuncismo e imbróglio jurídico que são criados porque infelizmente não se tem dado respostas que a população espera. Um exemplo é a governadora que deu uma entrevista em relação à segurança pública e informou que existe um imbróglio de ordem jurídica. A população está cansada desse denuncismo e de ‘jogar para trás’. As pessoas querem, de fato, ações que o Tribunal fizesse a sua interpretação depois a resposta. Mas não esperar sequer a resposta e já procurar a imprensa, de forma midiática, para fazer um alarde de algo que será respondido com tranquilidade porque o prefeito João Campos tem respondido a todas as demandas”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre o Mercado da Encruzilhada.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre o Hospital da Criança.
Em 04.09.2023