Ronaldo Lopes faz apelo por ampliação da coleta de lixo
Lopes afirmou ter constatado a existência de pontos de acúmulo de lixo em locais como Alto José Bonifácio, habitacionais Dom Hélder Câmara e Paulo Cavalcanti, Córrego do Euclides, Córrego do Carroceiro, Córrego Manoel das Meninas e Bomba do Hemetério. “O Recife hoje, em especial as comunidades mais carentes da nossa cidade, tem um problema muito grande com a falta de eficiência da coleta do lixo. Sabemos que existe a coleta. Mas estamos subindo a esta tribuna na manhã de hoje para fazer um apelo à Prefeitura e à Emlurb para solicitar uma ampliação, uma maior eficiência”.
Segundo o vereador, o serviço de recolhimento nas áreas mais empobrecidas deixa a desejar em comparação com localidades reconhecidas como ‘nobres’. O resultado, de acordo com ele, é uma série de problemas nas comunidades vulneráveis, que vão dos riscos à saúde pública até o surgimento de problemas de mobilidade urbana. “As nossas calçadas, sobretudo as calçadas das comunidades, estão tomadas de lixo. As pessoas com alguma deficiência ou vão andar em cima do lixo ou vão se arriscar uma via, próximas aos carros”.
Ronaldo Lopes disse que vai pedir pessoalmente a ampliação do sistema de coleta de lixo e de Ecopontos à Emlurb. E acrescentou que, além de promover campanhas de conscientização sobre o lixo, o Poder Executivo deve fazer a sua parte para garantir uma coleta frequente, regular e eficiente. “Não vale só a gente conscientizar a população sobre o descarte do lixo, mas também tem que ampliar e recolher esse lixo”.
Requerimento- Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, o vereador Ronaldo Lopes voltou à tribuna para discutir o requerimento nº 10244/2023, de autoria do vereador Doduel Varela (PP), dirigindo indicação à Secretaria de Saúde do Recife para providenciar algumas demandas na Unidade de Saúde da Família (USF) Vila dos Milagres, no bairro Ibura.
“Parabenizo Doduel Varela em apresentar esse requerimento que é de suma importância para todo o povo do Recife, sobretudo para ajudar os mais carentes da Vila dos Milagres. E a comunidade não só enfrenta problemas na USF, como existe a falta de contenção de encosta, políticas públicas e, também, a falta de acesso à saúde. Nas unidades de saúde vemos pessoas chegando 3h da manhã, esperam dar 7h, para pegar uma ficha de atendimento. Esse requerimento vem para solicitar à Prefeitura uma melhoria no serviço de saúde, mas isso não é só nos Milagres. Em várias comunidades do Recife há problemas também”
O parlamentar citou que houve um evento da gestão municipal no sentido de ampliar os serviços de saúde e lamentou sobre o atendimento noturno nas Upinhas. “Em agosto do ano passado, no Teatro de Santa Isabel, a Prefeitura apresentou um programa que iria descentralizar, impactar e resolver os problemas da saúde com investimentos de 400 milhões de reais. O valor seria investido para melhorar a atenção básica e os serviços nos atendimentos de policlínica da cidade do Recife. Nas unidades de saúde porque faltam dentista, remédio, e ao invés de ampliar, a Prefeitura retira o atendimento noturno nas unidades de saúde das Upinhas”.
No aparte, Felipe Alecrim (PSC) lamentou a situação dos agendamentos de exames e pontuou ser essencial uma melhoria na rede de saúde das unidades municipais. “Para agendar uma consulta não tem médico disponível e fiscalizei um Caps, no bairro do Cordeiro, e a situação é precária. Você não tem psiquiatra para poder atender. No governo do Estado anterior, por exemplo, podíamos observar teto de hospital caindo, corredores superlotados e as pessoas sem acesso para cuidar da sua saúde. Por isso, eu quero parabenizar por trazer à tona essa discussão em cima do requerimento do vereador Doduel Varela”, salientou.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre a ampliação da coleta de lixo.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre a Unidade de Saúde da Família.
Em 12.09.2023