Ronaldo Lopes parabeniza governadora por inauguração de ambulatório do Hospital Agamenon Magalhães

O vereador Ronaldo Lopes (PSC) manifestou sua satisfação pela inauguração do Ambulatório José Breno de Souza Filho, anexo ao Hospital Agamenon Magalhães (HAM), na manhã desta terça-feira (5) pela governadora Raquel Lyra (PSDB). “Eu estive lá, ao lado da bancada, para esta inauguração. Fico feliz como agente público da Zona Norte. É um equipamento lindo, parabenizo o Governo do Estado que está com olhar para frente, um olhar de quem vai reestruturar e reorganizar a nossa cidade e o nosso Estado”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife.

O Ambulatório José Breno de Souza Filho tem quatro andares e a partir do início do funcionamento da unidade, o serviço ambulatorial do hospital passará de 25 para 43 salas disponíveis. “A governadora Raquel Lyra está reconstruindo o Estado. São poucos meses de gestão, mas o resultado está aí. São melhorias na saúde, na educação e na segurança. Só não vê quem não quer”, disse Ronaldo Lopes.

O vereador disse que há 11 anos “o povo estava esperando a conclusão daquela obra, que  ficou parada no governo do PSB. Eles só iniciaram a obra, mas não finalizaram. Então, enalteço o governo de Raquel Lyra, que tomou a decisão correta de tirar o projeto das gavetas e de colocar na prática”. A obra de ampliação do Hospital Agamenon Magalhães foi iniciada em 2013, no governo de Eduardo Campos (PSB), e deveria ter sido entregue à população desde 2015.

Ronaldo Lopes aproveitou para fazer um comparativo entre a inauguração do ambulatório do HAM com o fechamento da Upinha 24h Hélio Mendonça, localizada no Córrego do Jenipapo, Zona Norte, pela gestão municipal. “Enquanto a Prefeitura do Recife fecha um serviço de saúde, a governadora Raquel Lyra abre vagas de leitos de pequenas cirurgias e ambulatórios. Este é o contraste da saúde em nosso Estado. A realidade é esta. É só andar pelas ruas de nossa cidade e ver. Essa é a diferença”.

Para o vereador, com o fechamento da Upinha Hélio Mendonça houve “uma desmobilização dos serviços e do atendimento noturno das upinhas 24 horas, superlotando as policlínicas da cidade”. Segundo ele, a Maternidade Barros Lima ficou sobrecarregada desde o fechamento do atendimento 24 horas da upinha. “Se chegar depois das 17h na Barros Lima, a pessoa verá que é uma falta de consideração com o povo. Há menos de dois meses foi inaugurado e já está sobrecarregado”.

O vereador Felipe Alecrim (PSC) pediu aparte e disse que se unia a Ronaldo Lopes no discurso. Citando vários números que mostram o quanto a governadora tem trabalhado e as deficiências das gestões do PSB, afirmou que ficava “impressionado com tantos vereadores defendendo o indefensável. Estive na inauguração do ambulatório. A governadora pegou um legado terrível do governo anterior. É preciso ter coragem de assumir o Estado na condição que ele se encontrava”.

O vereador Alcides Cardoso (PSDB) também aparteou Ronaldo Lopes e afirmou que, “quando a governadora assumiu, eu disse que teria que reconstruir o Estado. Hoje, eu estive lá na inauguração do ambulatório.". Ele teceu duras críticas ao governo anterior  e disse que "acabou com estradas, saúde e educação e não deixou dinheiro em caixa. Muitos vereadores sobem a esta tribuna para defender o prefeito e falar mal da governadora, mas defender por defender”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 05.09.2023.