Samuel Salazar enfatiza lançamento de programa do Governo Federal

O novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, que foi lançado no Recife na segunda-feira (11), e é considerado como uma “nova era de progresso e desenvolvimento” para a cidade, foi tema do discurso do vereador Samuel Salazar (MDB), durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta terça-feira (12). De acordo com ele, o projeto irá englobar 27 obras e serviços relevantes para a população recifense, a exemplo da construção de 952 novas unidades habitacionais. “A partir do trabalho de equipes da Prefeitura do Recife, o PAC também investirá fortemente em obras de creches e escolas, bem como a contenção de encostas”, afirmou.

Segundo o vereador Samuel Salazar, o Recife sai na frente das outras cidades com o novo Programa de Aceleração do Crescimento por já ter projetos prontos a serem licitados. “Isso demonstra a capacidade do prefeito João Campos de planejar um crescimento com planejamento, foco e determinação. O PAC concentrará intervenções essenciais para áreas de vulnerabilidade socioambiental, como a do Pilar, demonstrando o compromisso da gestão municipal e federal com a inclusão e a qualidade de vida de todos os cidadãos”, afirmou.

O parlamentar destacou que, além de o programa ser um passo significativo para a realização da casa própria, que busca mitigar o déficit habitacional da capital, ele também irá contribuir para a contenção de encostas. “Além das contenções que o prefeito vem fazendo - e já entregou quase 70 encostas desde 2021 -, nas áreas de morro, a Prefeitura vem atuando com pequenas intervenções, garantindo o sossego e a paz de quem mora nessas regiões. No último domingo, o prefeito entregou a 900ª obra concluída do Programa Parceria, um feito notável que demonstra a eficácia das intervenções de infraestrutura realizadas em colaboração com a comunidade”, informou. 

De acordo com o vereador, o Novo PAC também realizará avanços fundamentais na rede de esgotamento sanitário e abastecimento de água, bem como na área de saúde e transporte. “E ainda há mais por vir. A partir de setembro, o Governo Federal abrirá editais no valor expressivo de R$ 136 bilhões para a seleção de projetos prioritários em diversas áreas. Cidades, saúde, educação, cultura e esportes serão contemplados, abrindo novas portas para o desenvolvimento e o progresso do Recife”.

Gestão da saúde – Líder do governo na Câmara, o vereador Samuel Salazar retornou à tribuna durante a reunião plenária desta terça-feira para responder a críticas feitas pelo vereador Ronaldo Lopes (PSC) à gestão da saúde promovida pelo prefeito João Campos (PSB). Na ocasião, os parlamentares discutiam o requerimento nº 10.244/2023, de autoria do vereador Doduel Varela (PP), que pede melhorias na Unidade de Saúde da Família Vila dos Milagres, no bairro do Ibura.

Um dos pontos rebatidos por Salazar foi a respeito do fechamento do plantão noturno das Upinhas do Recife, criticado por Lopes. De acordo com o líder do governo, a mudança serviu para incrementar os plantões municipais de forma geral. “Foi constatado que o plantão noturno foi fechado exatamente para ampliar. E foi ampliado. Além disso, o volume de investimentos que tem sido feito hoje na cidade é gigante, sobretudo na área de saúde. A gente está aí com o Hospital da Criança para ser lançado, com ordem de serviço em breve. Temos a melhoria do serviço de saúde”.

Em aparte, o vereador Davi Muniz (PSB) também saiu em defesa da gestão da saúde do PSB, mencionando realizações do ex-governador Eduardo Campos e do ex-prefeito do Recife Geraldo Julio. “É verdade que existe ainda o que fazer na saúde. Isso não tem o que negar. Eu estou há dez anos no mandato de vereador e, desde que eu entrei, tem alguma coisa a se fazer: um médico faltando, um remédio. Isso foi em todo governo que se passou aqui. Mas é preciso mostrar o que está sendo feito por João Campos”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre o PAC.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre a gestão da saúde.

Em 12.09.2023