Solenidade homenageia Serviço de Transporte Complementar e entrega Medalhas de Mérito José Mariano

Para homenagear os 20 anos de criação do Serviço de Transporte Complementar de Passageiros do Município do Recife (STCP), o vereador Davi Muniz (PSB) realizou reunião solene na tarde desta quinta-feira (28), quando também entregou a Medalha de Mérito José Mariano, a maior comenda do Legislativo Municipal, a dois representantes do setor. O parlamentar entende que além de esse tipo de transporte funcionar como instrumento de acessibilidade e de mobilidade, também gera renda a muitos recifenses, através dos seus mais de 400 empregos diretos e 200 indiretos, permitidos pela atividade, sem contar com o impulsionamento do comércio local atendido pelo serviço. Atualmente, o STCP transporta cerca de 100 mil usuários por dia.

A solenidade foi presidida pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), que compôs a mesa de honra com o vereador autor do requerimento; o secretário de Governo e Participação Social do Município, Aldemar Santos, representando o prefeito João Campos; a presidente da Autarquia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU); Taciana Ferreira; o vereador Junior Bocão (Cidadania); além dos dois representantes do Serviço de Transporte Complementar, que receberam a Medalha de Mérito José Mariano. Foram eles: o presidente do Sindicato dos Permissionários do Transporte Público Complementar de Pernambuco  (Sinpetracope), Eduardo Faye; e o presidente da Cooperativa de Transporte Coletivo de Passageiros do Estado de Pernambuco (Coopernorte), Manoel Leôncio Correia Filho. Após a execução do Hino Nacional, o vereador Davi Muniz ocupou a tribuna e fez suas colocações.

No discurso, Davi Muniz disse que “era fácil falar de uma categoria que conhece de perto” e assegurou que foi uma das pessoas que lutaram “pela renovação do transporte complementar no Recife”. O vereador lembrou que o Serviço de Transporte Complementar de Passageiros do Município do Recife foi criado pela Lei municipal número 16.837/2003, de 13 de janeiro de 2003, e regulamentado pela Lei número 16.856/2003, de 16 de abril de 2003. “O serviço iniciou suas atividades em três de novembro de 2003 e está completando 20 anos de existência, sempre prestando um serviço de transporte com qualidade e regularidade nas comunidades e bairros do Recife, através das sete linhas interbairros e 18 linhas alimentadoras”, disse.

Ainda de acordo com o parlamentar, o STCP, além de ser um instrumento de acessibilidade e de mobilidade, também, gera renda aos munícipes.  “Os veículos utilizados na frota, estão adequados à lei de acessibilidade com elevadores e espaço para cão guia. Ao longo destes 20 anos muitas dificuldades surgiram, mas com a força e a garra dos mais de 154 permissionários, o transporte complementar está ativo, e com muitos projetos para a melhoria da qualidade de vida dos usuários que necessitam do transporte público no nosso Recife”, afirmou.

Davi Muniz ainda ressaltou as conquistas do Serviço de Transporte Complementar de Passageiros do Município do Recife e citou a renovação da permissão em 2013; transferência de titularidade em caso de morte do permissionário; o aumento do tamanho do veículo para 9m60, com três portas; indicação de um responsável pela permissão em caso de incapacidade permanente; isenção da Taxa de Gerenciamento Operacional (TGO), de 4% que os permissionários pagavam para o poder público; e a renovação da permissão, em 2021, válida até 2027.

“Tenho a felicidade de anunciar que, pelas mãos de João Campos, o filho de Eduardo Campos, o político que no passado renovou o Sistema do Transporte Complementar, mais uma vez o sistema será renovado. O prefeito enviará um projeto de lei para aprovação desta casa legislativa, visando a renovação do Sistema de Transporte por mais seis anos do Transporte. Em nome do secretário de Governo e Participação Social do município, Aldemar Santos, quero agradecer ao prefeito do Recife”, disse o vereador.

Após o discurso, Davi Muniz fez a entrega de um certificado em homenagem aos 20 anos de criação do Transporte Complementar do Recife, a Nelson Teixeira, no ato representando todos os permissionários. Em extensão à homenagem, o presidente do Sindicato dos Permissionários do Transporte Público Complementar de Pernambuco (Sinpetracope), Eduardo Faye, entregou um ramalhete de flores à esposa de Nelson Teixeira, senhora Márcia Gomes. Na sequência, Davi Muniz entregou a Medalha do Mérito José Mariano, com o respectivo diploma, a Eduardo Faye. Também recebeu a mesma honraria, das mãos do parlamentar, o presidente da Cooperativa de Transporte Coletivo de Passageiros do Estado de Pernambuco (Coopernorte) Manoel Leôncio Correia Filho.

Em seguida, Eduardo Faye foi convidado a ocupar a tribuna e fazer o seu discurso. Ele agradeceu e disse que o seu sentimento de hoje “se assemelhava ao de quando o meu presidente, Manoel Leôncio me deu a oportunidade de servir como frentista do sistema”. Eduardo Faye contou sua história pessoal, desde o início, no Sistema de Transporte Complementar, assim como lembrou da primeira viagem feita por Nelson Teixeira Mendes, o primeiro permissionário a realizar a primeira viagem do sistema. Ele disse que o Transporte Complementar do Recife é referência em nível nacional e hoje é indispensável para a população mais pobre.

Eduardo Faye acrescentou que os motoristas e permissionários do transporte complementar se dedicam “à luta, vencendo os gigantes” todos os dias. “Fazemos um transporte diferente, humano, estamos ali para servir. Contribuímos para a mobilidade do Recife e nesses 20 anos, nunca deixamos de servir”, disse. Ele também parabenizou todos os permissionários e motoristas e agradeceu aos presentes à solenidade.  “Nesses 20 anos temos muito a agradecer a todos os gestores municipais. Também agradeço a todos pela presença neste momento”.

O vereador Junior Bocão foi convidado para discursar. Ele lembrou da época em que foi motorista do sistema complementar, contou histórias e agradeceu a todos. “Estamos falando aqui de 20 anos de transporte, mas não estamos contando o quanto foi difícil chegar até aqui. Hoje, o sistema é uma realidade”.  As senhoras Marinalva e Luzinete, mães de Eduardo Faye e Manoel Leôncio, receberam ramalhetes das mãos dos filhos. Uma placa comemorativa também foi entregue, de forma simbólica, a alguns permissionários que estavam presentes na solenidade. No final, o presidente da solenidade, vereador Rinaldo Junior, fez as suas considerações finais e convidou a todos para acompanharem o Hino da Cidade do Recife.

 Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 28.09.2023.