Alcides Cardoso repercute audiência sobre regularização fundiária do Pina e condições da Unidade de Saúde da Família Irmã Denise

A audiência pública que discutiu a regularização fundiária da comunidade do Bode, no bairro do Pina, Zona Sul, foi repercutida pelo vereador Alcides Cardoso (PSDB), durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (23). O parlamentar, autor da audiência, informou que foi garantida a entrega dos títulos de propriedade aos moradores da área ribeirinha até o início de 2024. “Grande parte do terreno que será atingido pelas desapropriações para viabilizar o projeto Novo Rio pina pertence à Perpart, que já reconhece a destinação social dele, priorizando o direito à moradia”, disse. O parlamentar também discutiu as condições da Unidade de Saúde da Família Irmã Denise, situada no bairro do Alto do Zé do Pinho.

De acordo com o vereador Alcides Cardoso, o terreno pertence ao Estado de Pernambuco e, por isso, a Prefeitura do Recife não pode realizar a desapropriação do local. “Quem não quer dialogar para buscar uma solução para as famílias desalojadas pelas desapropriações é a gestão municipal”, disse. Ele informou que a gestão estadual enviou três ofícios à gestão municipal solicitando uma solução para os moradores afetados. “A Prefeitura  ignorou, não respondeu a nenhum dos ofícios, tanto que o Estado teve que pedir a mediação do Tribunal de Justiça de Pernambuco”, informou. 

Segundo ele, moradores fizeram várias denúncias durante a audiência pública de que estariam sendo coagidos por servidores municipais. “Os moradores denunciaram que os funcionários da Prefeitura estão coagindo para medirem as suas casas no processo de desapropriação. Segundo eles, quem não autoriza a entrada, escuta que a medição de seus imóveis será feita por drone e que a indenização cairá para menos da metade”, afirmou. Alcides Cardoso reforçou as denúncias recebidas e informou que encaminhará o relatório da audiência pública “ao Ministério Público de Pernambuco até amanhã para que tudo isso seja apurado”. 

Unidade de Saúde da Família Irmã Denise- Durante o grande expediente da reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, desta segunda-feira, o vereador Alcides Cardoso exibiu um vídeo, ao plenário, mostrando as condições da Unidade de Saúde da Família Irmã Denise, situada no bairro do Alto do Zé do Pinho. “Fui fiscalizar uma denúncia sobre a falta de glicosímetro feita na Rádio Folha FM. Chegando lá, eu vi que a denúncia é apenas a ponta de um iceberg porque a unidade necessita, com urgência, de outros serviços”.

“A situação é muito pior, como vocês podem ver. Todas as salas estão com mofo e algumas com cupim. Os pacientes são atendidos nessas salas e até o banheiro virou almoxarifado. Tem que ser feita uma requalificação, inclusive fui informado que já foram feitos vários projetos visando melhorias, e até agora não fez nada. O posto também não tem uma impressora, às vezes chega a faltar até papel ofício”.

Alcides Cardoso explicou que, em média, 200 pessoas passam pela Unidade de Saúde da Família Irmã Denise, por dia, e citou medicamento que está faltando no local. “São 200 pessoas por dia para receberem atendimento, um volume alto, com uma estrutura minúscula. Às vezes é necessário o turno noturno para suprir. São três equipes com apenas quatro salas. Há quatro meses, falta o óleo de girassol e ele é importantíssimo para os pacientes acamados porque ele ajuda nas escaras. A gente tem que fiscalizar o Executivo. Na semana passada, eu falei da transferência de recurso de R$ 27 milhões de reais para a propaganda da Prefeitura, a gente sabe que é legal transferir de uma área para outra, então que o recurso seja colocado na saúde ou na educação”.

No aparte, Rinaldo Junior (PSB) elogiou a iniciativa de Alcides Cardoso e explicou que a Unidade de Saúde da Família Irmã Denise receberá investimentos da Prefeitura e que uma ordem de serviço será assinada em 60 dias. “Elogio Alcides Cardoso que saiu da cadeira e foi in loco, e esse é o nosso papel. Ele teve a coragem de ir ao grande expediente e fazer esse debate de ideias. A cidade do Recife passa por uma transformação. São 23 unidades de saúde sendo requalificadas e 15 já foram entregues. A Unidade Irmã Denise já está no segundo lote dessa transformação que vai acontecer naquela comunidade. Já está licitada, a empresa vencedora já foi contratada, e entre 45 a 60 dias vai ser assinada a ordem de serviço. Nos próximos dias, será votado um projeto de lei autorizando a Prefeitura do Recife a contratar 3500 profissionais somente na área de saúde, 1500 já foram contratados, totalizando 5000 profissionais. Então, dizer que a saúde está abandonada, não é justo. E em relação à propaganda, já expliquei que não há nada de ilegalidade. E você estará convidado para ir nessa unidade de saúde assim que for requalificada”.

Já Felipe Alecrim (PSC) disse que já fez fiscalizações em equipamentos públicos e disse ter encontrado vários problemas. "Muito diferente do que a gente encontra na vida real. Fiscalizamos equipamentos públicos voltados à assistência social, de um modo especial às pessoas que vivem em situação de rua, e a situação que nós encontramos é absurda. Visitei o Caps (Centros de Atenção Psicossocial) e não tem profissional para atender a população.  Os equipamentos voltados aos cuidados com a saúde têm infiltração e problema de infraestrutura. Não pode realocar recursos com tantos problemas na cidade do Recife”.

Clique aqui  e aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 23.10.2023