Aline Mariano denuncia falta de segurança e diz que delegados de polícia podem parar

A vereadora Aline Mariano (PP) fez um apelo “em nome dos recifenses” para que a governadora Raquel Lyra sente na mesa de negociações com os delegados de polícia do Estado, visando apresentar alternativas trabalhistas para a categoria, assim como “também expor o plano de segurança pública que já foi anunciado, mas até aqui desconhecido”. A parlamentar criticou a falta de segurança no Estado durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (17).

“Quero saber quem não está com medo, hoje, enquanto cidadão, de sair às ruas? Quem se sente seguro no Estado de Pernambuco, nos dias atuais?”, questionou a vereadora, acrescentando que “já estamos no terceiro mês consecutivo de aumento do número de crimes violentos e letais”.  Segundo ela, a Secretaria de Defesa Social dispõe de dados comprovando que em setembro ocorreram 319 homicídios no Estado. “Foi um aumento de 44% desses crimes comparados a setembro de 2022”.

Somente este ano, ainda de acordo com Aline Mariano, 2.720 pessoas foram vítimas de crimes contra a vida em Pernambuco. “Esse número é o somatório de homicídios, lesões corporais graves, latrocínios e feminicídio. Esses dados chocam e enchem de pavor a sociedade. Mas, o pior ainda pode acontecer, pois pode haver paralisação dos delegados de polícia de Pernambuco”. Ela lembrou que a Associação de Delegados foi à imprensa denunciar que “os delegados não estão conseguindo dialogar com o Governo do Estado”.

Os delegados de polícia, conforme Aline Mariano, querem melhores condições de trabalho, reajuste salarial para corrigir defasagem e adoção de medidas para reduzir o déficit do número de delegados. “ Infelizmente, os delegados ameaçam entregar os plantões e jornadas extras. O Estado já tem um déficit de 56 delegacias sem titular. Por isso, faço o apelo para que a governadora se disponha a sentar com os delegados e não permita que a situação de segurança do Estado fique ainda mais complicada”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 17.10.2023.