Aline Mariano denuncia falta de segurança e diz que delegados de polícia podem parar
“Quero saber quem não está com medo, hoje, enquanto cidadão, de sair às ruas? Quem se sente seguro no Estado de Pernambuco, nos dias atuais?”, questionou a vereadora, acrescentando que “já estamos no terceiro mês consecutivo de aumento do número de crimes violentos e letais”. Segundo ela, a Secretaria de Defesa Social dispõe de dados comprovando que em setembro ocorreram 319 homicídios no Estado. “Foi um aumento de 44% desses crimes comparados a setembro de 2022”.
Somente este ano, ainda de acordo com Aline Mariano, 2.720 pessoas foram vítimas de crimes contra a vida em Pernambuco. “Esse número é o somatório de homicídios, lesões corporais graves, latrocínios e feminicídio. Esses dados chocam e enchem de pavor a sociedade. Mas, o pior ainda pode acontecer, pois pode haver paralisação dos delegados de polícia de Pernambuco”. Ela lembrou que a Associação de Delegados foi à imprensa denunciar que “os delegados não estão conseguindo dialogar com o Governo do Estado”.
Os delegados de polícia, conforme Aline Mariano, querem melhores condições de trabalho, reajuste salarial para corrigir defasagem e adoção de medidas para reduzir o déficit do número de delegados. “ Infelizmente, os delegados ameaçam entregar os plantões e jornadas extras. O Estado já tem um déficit de 56 delegacias sem titular. Por isso, faço o apelo para que a governadora se disponha a sentar com os delegados e não permita que a situação de segurança do Estado fique ainda mais complicada”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 17.10.2023.