Aline Mariano repercute decisão do STF sobre transporte gratuito nas eleições

A vereadora Aline Mariano (PP) repercutiu, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (24), uma matéria do Jornal do Commercio (JC) que abordou a decisão unânime do Supremo Tribunal Federal que se manteve a favor da gratuidade do transporte público municipal e interestadual para as eleições de 2024.

“A jornalista Roberta Soares trouxe no JC desta terça o posicionamento da Associação Nacional dos Transporte Urbanos, ou seja, dos empresários do setor que estão fazendo um alerta sobre essa gratuidade dos ônibus para o dia das eleições. Segundo os empresários, o STF se manteve a favor de colocar o transporte público de graça, mas não está amarrando a essa decisão qual é a fonte de custeio dessa gratuidade”.

Ainda segundo a parlamentar, os empresários afirmaram que nas últimas eleições, em 2022, ofertaram o serviço gratuito no domingo em que os eleitores foram às urnas, mas até agora não houve ressarcimento do valor gasto nesse serviço, nem por parte dos estados, nem dos municípios. Aline Marino ressaltou que as empresas de ônibus têm lucros enormes e criticou o serviço oferecido à população. “Um péssimo serviço ofertado aos usuários que são transportados no dia a dia como mercadorias em caixas. Não estou aqui sendo contrária à cobrança dos empresários do setor. O que queremos ver é o compromisso desses empresários na mesma medida com a oferta de um serviço que respeite a dignidade dos usuários.”, argumentou.  

Aline Mariano também enfatizou que próximo de 8, às 9h, realizará uma audiência pública para debater questões que envolvem o transporte público no Recife e na Região Metropolitana. “Conto com a participação de todos nessa audiência, dia 8 de novembro, no plenarinho da Casa de José Mariano”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 24.10.2023